Comunidades Xikrins debatem educação em conferencia

0
109

Foi realizada esta semana nas comunidades indígenas Xikrins – aldeias Ô-Odjá, Djudjêkô e Cateté – a II Pré-Conferência local de Educação Escolar Indígena. O evento faz parte das atividades preparatórias para a Conferência Regional de Educação Escolar Indígena, prevista para ser realizada em Belém nos dias 24 e 25 de outubro deste ano.

Participaram da pré-conferência cerca de 200 pessoas, entre lideranças das comunidades, pais de alunos, alunos, educadores e representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Durante o encontro, foram discutidos vários eixos relacionados à educação indígena, inclusive políticas de atendimento à educação escolar, práticas pedagógicas diferenciadas, formação de educadores e melhorias para as comunidades, além de ter ocorrido a escolha dos delegados que irão representá-los na conferência regional.

O professor Rop Krore da Escola Moikô Xikrin, localizada na aldeia Djudjêkô, participou ativamente das discussões e avaliou o evento como essencial para a obtenção de melhorias para as comunidades. “Discutir assuntos que tratam da formação dos professores indígenas e de como obter benefícios para o nosso povo é sempre importante, tanto para nós quanto para as futuras gerações da aldeia”.

Francisco Carlos Martins, coordenador da educação indígena da Semed, acredita que a participação dos representes das comunidades nas conferências regional e nacional vai colocar a região no cenário pela busca de uma educação indígena de qualidade e, de fato, diferenciada.

“Parauapebas está se desenvolvendo cada vez mais e precisamos assegurar os direitos dos povos indígenas, conforme determina a legislação, e a conferência é uma oportunidade de darmos nossa contribuição para a garantia desses direitos e também atendermos melhor as particularidades da educação indígena Xikrin”, avaliou o coordenador, para agradecer o apoio ofertado pela prefeitura, por intermédio da Semed, para a realização do evento.

 Texto: Messania Cardoso

Foto: Arquivo Semed

Deixe uma resposta