Desfile Cívico marca final de semana em Parauapebas

0
486

ACom o tema “Sustentabilidade: O Futuro do Planeta em Nossas Mãos!”, o Desfile Cívico escolar realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reuniu centenas de pessoas para comemorar o Dia da Independência do Brasil na manhã do último sábado (5).
O ato cívico, este ano, levou à Rua E mais de 1.200 estudantes de 13 escolas municipais, além de representantes de entidades sociais, militares e órgãos públicos, que marcharam ao som da Fanfarra Municipal, advertindo a população, de forma criativa e lúdica, sobre a importância de preservar o meio ambiente.
A abertura do desfile ocorreu logo após a execução dos hinos oficiais por alunos da Escola de Música Maestro Waldemar Henrique e dos pronunciamentos das autoridades. O primeiro pelotão a apresentar-se na avenida foi o dos porta-bandeiras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes, seguido pelas demais escolas municipais.
Também passaram pela avenida o Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), a Sorri Parauapebas, os grupos de escoteiros Mata Verde e Filhos da Terra, a Pastoral da Criança, Maçonaria, Associação Ramos Parauapebense de Karatê (Arpaki), a instituição Força Jovem Universal, além do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e, pela primeira vez, da Guarda Municipal.
Em seu discurso, o prefeito Valmir Mariano agradeceu a população pela presença, parabenizou a organização da Semed e falou sobre a importância do tema. “Quando falamos em sustentabilidade, falamos da preocupação que devemos ter com a preservação do meio ambiente. E cada um de nós pode e deve fazer a sua parte, assim teremos um município, um país, um mundo melhor”, argumentou.
Participação popular

A cantora Dalvina Dias chegou cedo com a filha e dois netos para prestigiar o desfile. Segundo ela, todo ano, a organização inova e surpreende. “Desde a minha infância, procuro, sempre que possível, assistir ao desfile. Este ano, achei emocionante, pois foram as crianças, responsáveis pelo futuro, que procuraram conscientizar a população sobre a sustentabilidade”, relata.
Euzilene Paiva, operadora de caixa, também levou a família para apreciar a parada cívica. “Meus filhos gostaram muito do que viram, do colorido, das faixas; até me perguntaram sobre os brinquedos feitos com material reciclado. Eu lembrei da minha infância quando a gente aproveitava o que tinha para produzir nosso brinquedo”, relembra.
O desfile foi finalizado com a apresentação da evolução da Fanfarra Municipal, seguida pelo pelotão dos funcionários da Semed que colaboraram para a realização do evento. (Texto: Messânia Cardoso / Fotos: Anderson Souza)

Deixe uma resposta