O nosso jornal

Dia de beleza no Caps promove integração e estímulo à autoestima

SHARE
, / 402 0

O bem estar estético contribui com a autoestima das pessoas, em especial aquelas que passam por depressão ou tem transtorno ou sofrimento mental, pensando nisso, a equipe do Centro de Assistência Psicossocial (Caps) organizou um dia de beleza nesta quarta-feira (21), em parceria com o Instituto Embelleze, voltado aos usuários e seus familiares.
Durante a programação, os alunos do Instituto Embelleze realizaram aulas práticas dentro da estrutura do Caps, que inclusive foi reformada recentemente pela gestão municipal. Os participantes tiveram acesso à corte de cabelo, design de sobrancelhas e maquiagem. A mãe do usuário Felipe Pereira da Silva ficou muito feliz com o dia de beleza.
“Meu filho quase não sai de casa porque ele é inquieto, a gente não tem carro próprio e é impossível andar de van com ele. Para participar dessa programação de hoje o pessoal do Caps foi buscar a gente lá em casa, e assim eles fazem sempre, levando medicamentos para ele e até mesmo médico para fazer consulta. Hoje foi maravilhoso, ele cortou o cabelo e tá bem mais bonito agora”, disse Maria Ione Pereira, mãe do Felipe, relatando também que se não fosse a existência do Caps para o tratamento do seu filho talvez ele nem estivesse mais vivo.
“Discutindo com a equipe percebemos a baixa participação dos familiares, tivemos a ideia de fazer o dia de beleza para contribuir com a autoestima dos nossos usuários e para reforçar os vínculos dos seus parentes com o Caps, já que a programação também é voltada para eles”, disse a assistente social Luana Júlia Rodrigues, organizadora do evento.
A participação da família no tratamento é fundamental e a sua preparação para saber lhe dar com o parente que passa por depressão, sofrimento ou transtorno mental ajuda muito na evolução dos pacientes, é o que afirma a coordenadora do Caps, Izabel Cristina Bento Maranhão, “por isso promovemos, uma vez por semana, o grupo de terapia familiar” diz a coordenadora.
Karine Gomes

Leave A Reply

Your email address will not be published.