O nosso jornal

Dia Mundial da Luta contra a Aids é marcado por programação especial

SHARE
, / 2010 0
site 02

Além de Marabá,esta incluída na região da saúde de Carajás

Uma programação especial promovida pela Prefeitura de Marabá marca a passagem do Dia Mundial da Luta Contra a Aids, lembrado nesta segunda-feira, dia 1º de dezembro. As ações foram previstas para ter início às 9h e seguem até às 14h, na Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira.

Esse ano o tema da campanha é: “AIDS – É preciso manter o foco: prevenção, diagnóstico, precoce, adesão ao tratamento e superação do preconceito na solidariedade”. Durante o dia serão realizados testes rápidos para detecção de HIV, Hepatite B e C; aconselhamento sobre DST/HIV/ Aids; palestras; vacinação; ginástica laboral; além da distribuição de preservativo e material educativo no semáforo, da Avenida Antônio Maia, na Velha Marabá.

De acordo com Wilson Moreira Silva, coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), as ações do Dia Mundial da Luta Contra a Aids terão o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se prevenir. “A ação pretende alertar para a prevenção, porque mesmo as pessoas que contém Aids precisam manter um nível de prevenção, pois são mais vulneráveis”, disse.

Marabá é um dos poucos municípios que garante leite aos pacientes que fazem uso da terapia antirretroviral, o objetivo é evitar a desistência dos pacientes por falta de uma alimentação adequada. “Esse é um dos meios de garantir a adesão ao tratamento”, enfatiza Wilson Silva.

Outro serviço prestado pela Prefeitura de Marabá é garantir cestas básicas aos pacientes em situação de vulnerabilidade social, com a ajuda da Secretaria de Assistência Municipal da Prefeitura (Seasp).

De acordo com dados do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), somente este ano foram diagnosticados 223 novos casos no município. Um aumento de 50 novos casos, comparando com 2013, quando foram registrados 173 casos.

“Esse ano nós tivemos uma demanda de transferência, nós recebemos pessoas que vieram de outros serviços do país, como São Paulo, São Luís, Belém, então, eles já vem de outros programas, 31 de fora e transferimos só três pessoas”, informou Wilson.

Dos casos atendidos, 120 são homens e 103 mulheres. Além de Marabá, está incluída na região de Saúde Carajás e que fazem tratamento no município pacientes de outros 18 municípios (Dom Eliseu, Jacundá, Itupiranga, Rondon do Pará, Nova Ipixuna, São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Goianésia do Pará, Ouriândia do Norte, Brejo Grande do Araguaia, Parauapebas, Tucuruí, Abel Figueiredo, Novo Repartimento, Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás e Xambioá- TO)

O CTA conta atualmente com um laboratório de sorologia e teste rápido, uma nova estrutura que garante mais confiabilidade e agiliza a entrega do resultado. O espaço conta com uma equipe multiprofissional com mais especialistas para direcionar casos mais específicos.

O Centro de Testagem está localizado na Travessa Santa Terezinha, s/n, Bairro Marabá Pioneira. 

(Texto: Alessandra Gonçalves/Foto: Helder Messiahs)

Leave A Reply

Your email address will not be published.