O nosso jornal

Editorial – edição 1270

SHARE
, / 235 0

Diante das criticas sobre a Secretaria Municipal de Urbanismo de Parauapebas (Semurb) como vinha administrando a coleta do lixo urbano, iluminação pública, calçadas e ruas, a secretaria que tem como gestor o senhor André Rosa, vem realizando o projeto limpeza nos bairros. A ação tem como objetivo realizar todos os reparos necessários para o bem estar da população que vinha reclamando da falta de atuação da secretaria pelos bairros da cidade.
De acordo com o Art. 2º da legislação brasileira sobre o estatuto das cidades: “A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais: garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações. Entre estas e outras funções inerentes a urbanização e manutenção dos bairros as secretarias municipais de urbanismo tem como função: elaborar o planejamento urbano do Município; realizar levantamentos, elaborar estudos, pesquisas e projetos que visem o desenvolvimento urbano do município; coordenar, sistematizar e difundir informações municipais. Além de executar todos os projetos elaborados para o desenvolvimento urbano das cidades em parceria com outros órgãos competentes
De acordo com o secretário André Rosa, ele está ciente de todas as reclamações da população sobre os problemas urbanísticos da cidade, porém explica que nem tudo é tão fácil de resolver, uma vez que assumiu há pouco tempo a pasta. Começa ajustando os ponteiros colocando aos poucos em prática os planos desenvolvidos pelo órgão para viabilizar todas as normas contidas na legislação que são competentes a referida secretaria. Também vem trabalhando no planejamento de novas diretrizes para melhorar cada vez mais a limpeza e a iluminação das ruas, contudo também diz ser de grande importância o trabalho de reeducação ambiental com a comunidade para que todos possam trabalhar juntos na manutenção das vias e das áreas de lazer preservando e colaborando com o trabalho do governo municipal.

Leave A Reply

Your email address will not be published.