Feirantes entram em consenso com autoridades e decidem deixar área da antiga Feira do Produtor

0
441

Depois de exaustivas reuniões com discussões calorosas, finalmente os 233 feirantes que insistem em permanecer nas antigas instalações da Feira do Feira, Bairro Cidade Nova, em Parauapebas, foram convencidos a deixarem o local.
O encontro, com mais de 100 feirantes, ocorreu na tarde desta quarta-feira (14) no Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores, com as presenças de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; Ministério Público e Defensoria Pública.
O Legislativo foi representado pelos vereadores Ivanaldo Braz (presidente), Maridé Gomes (vice-presidente), Zacarias Marques (líder do governo), Charles Borges (membro da comissão de feirantes), Antônio Massud, Eliene Soares, Teca Gonçalves, Joelma Leite e Ivaniti Barrão.
Ao iniciar a reunião, o juiz de direito Líbio Araújo Moura fez questão de afirmar que a decisão de remoção dos pequenos comerciantes que ocupam a Feira do Produtor era de responsabilidade do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, cabendo à Prefeitura e Câmara Municipal a missão de acomodar os feirantes em local adequado, dotado de estruturas com boxes, serviços de transporte público e outros benefícios.
No calor das discussões, foi perguntado aos feirantes presentes na reunião quais os que gostariam de ser removidos para o Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP), no Complexo Altamira, e os que preferiam ir para as instalações do Mercado Municipal, no Bairro Rio Verde. A maioria votou para ser removida para o Mercado.
Ao usar a palavra, os vereadores Ivanaldo Braz e Zacarias Marques informaram aos presentes que os feirantes, previamente cadastrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), deverão ser transferidos gradativamente para o Mercado Municipal até o final do ano.
Noutra oportunidade, conforme foi informado, serão transferidos da área os comerciantes que se encontram instalados nos setores denominados “Costa pra Rua” e “Pé Inchado”. O objetivo é reurbanizar a área de entorno da antiga Feira do Produtor, dotando o setor de espaço de lazer, cultura ou vias de acesso de veículos.
Feirantes optaram pela saída da área Feirantes optaram pela saída da área Juiz Líbio esteve intermediando a decisão Juiz Líbio esteve intermediando a decisão Feirantes durante manifestação realizada no começo deste ano Feirantes durante manifestação realizada no começo deste ano.
Reportagem:
Waldyr Silva

Deixe uma resposta