O nosso jornal

Índios forçam atendimento na Prefeitura Municipal de Parauapebas

SHARE
, / 403 0

Na manhã de segunda-feira, 24, enquanto o prefeito Valmir Mariano, secretários e diretores de departamentos inauguravam o novo Pronto Socorro Municipal (PSM), um grupo de índios se dirigiu até o Palácio do Governo Municipal, localizado no Morro dos Ventos, onde acamparam.
O grupo de mais ou menos 200 índios são das comunidades Xikrin do Cateté e buscam na prefeitura de Parauapebas serem recebidos pelo Prefeito Valmir Mariano (PSD), para expor suas reivindicações, que em outra reunião havia sido acordado. Os indígenas cobram a recuperação de estradas, pontes e mais investimentos em saúde e educação.
Em nota enviado ao Correio do Pará, a prefeitura enfatiza que cerca de 200 indígenas da aldeia Kateté, dos povos Xikrin, reuniram nesta segunda-feira, 24, no auditório do Centro Administrativo com o chefe de Gabinete, Gilmar Moraes, o chefe de Gabinete adjunto, Juranduy Soares; o secretário municipal de Obras, Plácido Faria e o secretário de produção rural, Horácio Martins. Na pauta, melhorias nas estradas entre as comunidades indígenas Xikrin, distantes de Parauapebas 400 km.
O Governo Municipal ouviu as reivindicações e se comprometeu em atendê-las o mais rápido possível. De acordo com o secretário Plácido Faria, as melhorias nas estradas, pontes e drenagem começarão ainda nesta terça-feira, 25 de agosto; a outra solicitação referente à Casa do Índio, o secretário afirmou que entrará no orçamento para a construção em 2016. Quanto à pista de pouso, a Prefeitura aguarda a autorização feita pela comunidade indígena à Infraero para dar início à construção.
O secretário municipal de Produção Rural, Horácio Martins, também se comprometeu em enviar maquinário agrícola e caminhão carregado com mudas de açaí para beneficiar as aldeias na parte de lavouras.
O Governo Municipal reitera seu comprometimento em promover melhorias que proporcionem qualidade de vida para o povo Xikrin. (Texto: Luís Bezerra / Nota Oficial da PMP / Fotos: Carlos Alessander)

Leave A Reply

Your email address will not be published.