Inscritos fazem prova do concurso para Conselheiro Tutelar

0
440

Foram aplicadas na tarde de ontem, 03, as provas do concurso público para o cargo de Conselheiro Tutelar, que reuniu mais de 80 pessoas. O certame aconteceu em uma unidade do instituto de ensino Aprov, mesma empresa que elaborou as 40 questões das provas subjetivas e os enunciados das objetivas.
De acordo com alguns candidatos, as provas não foram fáceis e até o tempo limite de 18h postulantes ainda continuavam em suas cadeiras. Os temas para as redações falavam sobre crianças e adolescentes adotados por casais de homossexuais, e medidas para retirar adolescentes das ruas após as 22h.
Aldo Serra, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), afirmou à reportagem que a avaliação do processo até essa segunda fase é muito positiva, inclusive por que os princípios almejados estão acontecendo, como transparência e a quantidade de candidatos, que superou a expectativa da Comissão Eleitoral, que é presidida por Lucineide Santana. DSC_0038
“Tivemos 107 candidatos inscritos, dos quais 22 foram indeferidos na primeira fase, e aguardamos um número ainda grande de candidatos para a 3ª fase do processo. Estávamos preocupados com a aplicação da prova, e com isso não escolhemos uma escola visando o não vazamento de informações, e conseguimos uma escola com qualidade e deu tudo certo”, frisou Aldo Serra.
Lucineide Santana afirmou ter ficado surpresa com a quantidade de inscritos para a eleição. Contudo, a presidente da comissão explicou que por entender que Conselheiro Tutelar é um cargo muito importante, o Comdcap se propôs a estabelecer critérios rigorosos, entendendo que os eleitos têm que estar preparados e conhecer a realidade social de Parauapebas no que se refere a criança e adolescente para poder atuar. “Ficamos realmente surpresos com o número de candidatos. Isso mostra que a política tem que ser ampliada e estão reconhecendo que criança tem que ser tratado com muito cuidado e com muito carinho”, finalizou Luicineide.
Os nomes dos aprovados no concurso estarão no site do www.comdcap.com.br, contudo, o gabarito das provas subjetivas seriam publicados no mesmo site hoje, 04, a partir das 11h30.
(Texto: Luís Bezerra / Fotos: Arílson Paixão).

Deixe uma resposta