Jornada Pedagógica 2019 discute uma educação mais humanizadora

1
1108

Com o tema “O Ciclo de Desenvolvimento Humano na Perspectiva de uma Educação Humanizadora”, a Jornada Pedagógica 2019, evento que marca o início das atividades letivas da rede municipal de ensino, reuniu mais de 1.700 educadores no Plenário da Câmara Municipal de Parauapebas durante os dias 17 e 18 de janeiro.

“Estamos iniciando o ano letivo fazendo algumas reflexões sobre aprendizagem. É fundamental se discutir uma educação mais humanizadora para construirmos valores, buscando de fato formar cidadãos preparados para uma vida civilizada e respeitosa”, enfatiza o Secretário de Educação, Raimundo Neto.

Organizada por segmento de ensino, a Jornada abordou os temas “O magistério na educação infantil como prática humanizadora”, “O desenvolvimento de competências socioemocionais em alunos do sexto ao novo ano” e “Gestão escolar como prática humanizadora”. Todas as palestras foram ministradas por Lino de Macedo, professor de psicologia do desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). “Eu gosto dessa ideia de planejamento, onde se reúnem os professores para dá início as atividades de uma forma conjunta e inspiradora, com a presença dos diretores, coordenadores, do secretário e do adjunto. E também destaca que “a problemática da convivência, do campo afetivo é tão importante quanto à da aquisição dos conhecimentos científicos”, afirma o professor.

MAIS QUALIDADE PARA O ENSINO

“A temática não é algo novo para nós, ela está inserida dentro das nossas escolas, contudo este momento vem somar e abrir um leque de debates e reflexões em relação às nossas práticas, agregando e dando um aparato muito bom para que a educação do nosso município cresça em todos os aspectos”, afirma Ana Lúcia Bordalo, professora da Escola Mundo Infantil.

A professora do 5° ano da escola Nelson Mandela, Silvaneia Oliveira Cardoso, também reconhece a importância do evento. “Aqui nós percebemos o compromisso com a educação. O objetivo principal é fazer com que o tempo que o aluno passa em sala de aula seja significativo, que ele aprenda não só conteúdos, mas também valores, a ser um cidadão. A Jornada é essencial para nosso trabalho, é um momento produtivo em que nos apropriamos de novos conhecimentos”, destaca a educadora.

Texto: Messania Cardoso e Sandra Bispo
Fotos: Messania Cardoso, Sandra Bispo e Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação – ASCOM | PMP

1 COMENTÁRIO

  1. Sou professor Licenciado em MATEMÁTICA, estou a procura de serviço nesta área. Quanto ao tema tratado é de grande importância pra educação dos nosso filhos.

Deixe um comentário