O nosso jornal

Marcha presta homenagem a mulheres que fizeram história em Parauapebas

SHARE
, / 491 0

À frente de alegorias e exibindo figurinos cheios de criatividade, mais de 300 mulheres participaram da 23ª Marcha das Mulheres, que aconteceu quinta-feira, 26, na Rua E, Cidade Nova.  
A atividade faz parte das comemorações dos 25 anos do Encontro da Mulher de Parauapebas e para dar contexto às homenagens, as seis equipes que participam do Encontro imprimiram em cada detalhe da marcha, um aspecto da história das personalidades homenageadas este ano: Clara Soares, Rosângela Maria Souza Braga, Fatinha da Farmácia, Linda, Sofia Eloia da Silva e Dona Leni.
Como forma de prestar honras à Rosângela Maria Sousa Braga, a equipe vermelha escolheu carimbó, desfile de cabeçudos e cobra grande, todos elementos da cultura amazônica, sua terra natal. Rosa, como era conhecida, nasceu em Belém-PA e chegou à região de Parauapebas em 1985, onde construiu uma história de dedicação a mulheres do município. “Ela era uma pessoa ligada às causas femininas. Foi desbravadora e incentivadora do sucesso da mulher. Grande parte do que sou hoje devo ao apoio, motivação e incentivo dela”, disse Rose Valente, integrante da equipe vermelha e amiga de Rosa que faleceu em 2013, vítima de câncer.


Já a equipe Azul escolheu como sua homenageada Divina de Fátima Santos, a Fatinha da Farmácia, que participou da 1ª Semana da Mulher, liderando a equipe “Mulher Maravilha”. E para lembrar sua importante participação no Encontro, integrantes da equipe Azul apresentaram mulheres-maravilhas durante a marcha que foi acompanhada por Ryldinê Angélica Sousa, filha de Fatinha, que veio de Aparecida de Goiás com marido e filhos para prestigiar às homenagens à mãe, falecida em 2009. “A minha emoção é indescritível. Fico muito orgulhosa em ver tanto carinho por uma pessoa que foi tão especial para mim, para o encontro da mulher e que fez história em Parauapebas”, disse a filha emocionada.
A programação do Encontro, que acontece desde o dia 7 de março, continua nesta sexta, 27, com show da banda gospel Adoradores de Deus com Louvores que sobem ao palco na Praça de Eventos, às 22h. No sábado, 28, a banda de forró Anjo Azul é quem encerra o encontro com show, a partir das 23h.

Leave A Reply

Your email address will not be published.