Cidade Igualdade certifica primeiras mulheres em profissões tradicionalmente masculinas

Primeira turma, com 181 novas profissionais, foi certificada na terça-feira, 21, com a presença do prefeito municipal. Na ocasião, foi realizada a aula inaugural da segunda turma, que começará com cerca de 1,5 mil mulheres do campo e da cidade. Na certificação, a mensagem principal foi de estímulo e determinação a elas.

Cuidar da família, da casa, trabalhar fora e ainda se dedicar aos estudos para melhorar de vida. Essa é a rotina da maioria das mulheres que procura o Programa Cidade Igualdade da Prefeitura de Parauapebas, conduzido pela Secretaria Especial de Governo (Segov), para se qualificar profissionalmente na expectativa de conquistar uma vaga no mercado de trabalho ou seguir carreira mais promissora.

É uma rotina cansativa e difícil para essas mulheres, principalmente para quem tem filho pequeno. Por essa e outras razões, há quem fique pelo meio do caminho. Contudo, as dificuldades não podem ser mais fortes que a determinação e a vontade de vencer.

Essa foi a principal mensagem na entrega de certificado à primeira turma de mulheres certificadas pelo Cidade Igualdade, num total de 181 alunas, que durante três meses frequentaram cursos para se profissionalizar em almoxarife, processamento de resíduos, operadora de computador, torneira e ajustadora mecânica, pintora industrial, operadora de equipamento de mina, planejamento e gestão de projetos.

Ministrados pelo Senai, os cursos são oferecidos nos horários da tarde e da noite, com cerca de quatro horas de aula por dia (teóricas e práticas). “Teve dia que tive vontade de desistir, o cansaço me tomava, mas eu pensava: não vou perder essa oportunidade”, relatou a formanda Alcilene Pereira Freitas, ao falar para um Ginásio Poliesportivo repleto de mulheres, e não apenas pelas formandas.

Ali, estavam alunas já matriculadas na segunda turma do Cidade Igualdade, que ofereceu 2,6 mil vagas, teve quase seis mil inscritas, mas apenas 1,5 mil haviam se matriculado até o início desta semana.

Também representando a primeira turma, a formanda Francilene de Oliveira Santos reforçou as mensagens de coragem e estímulo: “Se a gente não fizer das tripas, coração, a gente não consegue. Eu me dediquei, me formei e aprendi muito. Vale a pena porque a única coisa que não tiram da gente é o conhecimento. Então, tirem um tempinho, só um tempinho”.

 

“A única coisa que não tiram da gente é o conhecimento. Então, tirem um tempinho”.
Francilene Santos
Formanda em Pintura Industrial

A cerimônia de certificação contou com as presenças do prefeito Darci Lermen; do vice-prefeito João Verdurão; do secretário especial de Governo, Wesley Costa; da coordenadora do Cidade Igualdade, Juliana Araújo; do vereador Zacarias Assunção; do coordenador do Senai em Parauapebas, Erick Ramon; da subcoordenadora social do Prosap, Eulália Almeida; e de diretores de escolas municipais e professores do Senai.

Mãe e filha unidas no aprendizado

Com 16 anos de idade e formada em técnica de Meio Ambiente pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Iara Sales aproveitou o Cidade Igualdade para se capacitar em processamento de resíduos. A força partiu da mãe, dona Lucilene, que fez o mesmo curso e se formou com a filha.

“É uma experiência nova e é um conhecimento a mais, não é? E tinha minha filha também. Eu pedi que ela fizesse, então eu fui participar com ela”, contou dona Lucilene, não menos empolgada do que Iara, que já planeja estudar Engenharia Ambiental e, com sua profissão, ajudar a comunidade de Palmares.

“Tudo no curso foi maravilhoso e vai me ajudar bastante na minha vida, na minha carreira, na minha formação, em tudo”, afirmou Iara, acrescentando que o curso também colaborou para que ela conhecesse mais pessoas da sua comunidade. “Me ajuda muito no empoderamento feminino também”, acrescentou ela.

 

“Vocês vão alcançar o objetivo”, diz prefeito

Nas mensagens do prefeito Darci Lermen e demais autoridades presentes, diretores de escolas, do Senai e da coordenadora-geral do Cidade Igualdade, Juliana Araújo, somente elogios à força das mulheres que aceitam o desafio de avançar no mercado de trabalho, mostrando que são capazes de exercer qualquer profissão.

O que não faltará por parte da prefeitura, assegurou o prefeito, é apoio, suporte e incentivo para que elas tenham sucesso na jornada. “Não desistam daquilo que vocês sonharam. Eu sei que todas que estão aqui, que vieram para esse programa, vocês têm objetivo na vida e vão alcançar esse objetivo porque nós estamos aqui, como governo, como Senai, pra ajudar você a chegar e atingir o seu objetivo”, ressaltou o prefeito.

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

 

VEJA ISSO TAMBÉM