Pará ganha sua terceira turma de mestrado profissional

0
2111

O Pará ganha a sua terceira turma do inovador mestrado profissional voltado à sustentabilidade de recursos naturais em regiões tropicais. Os mestrados profissionais no Brasil ofertados por empresas privadas ainda são raros e, no setor de mineração, a iniciativa é pioneira e foi lançada a sua primeira turma em 2013 pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV).
Criado em 2009, o ITV é uma instituição de pesquisa e ensino que trabalha em parceria com a comunidade científica internacional, formando novos doutores e mestres. Desde a semana passada, o ITV realiza a terceira turma do mestrado profissional com o tema “Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais”, que é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).
O curso possui duas linhas de pesquisa: “Sustentabilidade dos Recursos Vegetais” e “Sustentabilidade na Mineração”. Seu objetivo é formar profissionais aptos a enfrentar questões relacionadas com o aproveitamento sustentável de recursos naturais e atrair e desenvolver talentos com competências voltadas para a mineração. A turma é composta por 21 profissionais graduados em diferentes áreas de conhecimento (biólogos, geógrafos, geólogos, urbanistas, economistas, engenheiros, entre outros), que possuem interesse em formação interdisciplinar em meio ambiente e sustentabilidade dos recursos naturais.
Há duas unidades do ITV no Brasil: um em Ouro Preto (MG) e outro em Belém (PA). A unidade mineira é focada em mineração e a paraense, em desenvolvimento sustentável. O ITV de Belém funciona com 41 profissionais, sendo 30 pesquisadores, que trabalham, atualmente, em 40 projetos de pesquisa na região Amazônica.

Deixe uma resposta