Pará ganha sua terceira turma de mestrado profissional

0
2024

O Pará ganha a sua terceira turma do inovador mestrado profissional voltado à sustentabilidade de recursos naturais em regiões tropicais. Os mestrados profissionais no Brasil ofertados por empresas privadas ainda são raros e, no setor de mineração, a iniciativa é pioneira e foi lançada a sua primeira turma em 2013 pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV).
Criado em 2009, o ITV é uma instituição de pesquisa e ensino que trabalha em parceria com a comunidade científica internacional, formando novos doutores e mestres. Desde a semana passada, o ITV realiza a terceira turma do mestrado profissional com o tema “Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais”, que é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).
O curso possui duas linhas de pesquisa: “Sustentabilidade dos Recursos Vegetais” e “Sustentabilidade na Mineração”. Seu objetivo é formar profissionais aptos a enfrentar questões relacionadas com o aproveitamento sustentável de recursos naturais e atrair e desenvolver talentos com competências voltadas para a mineração. A turma é composta por 21 profissionais graduados em diferentes áreas de conhecimento (biólogos, geógrafos, geólogos, urbanistas, economistas, engenheiros, entre outros), que possuem interesse em formação interdisciplinar em meio ambiente e sustentabilidade dos recursos naturais.
Há duas unidades do ITV no Brasil: um em Ouro Preto (MG) e outro em Belém (PA). A unidade mineira é focada em mineração e a paraense, em desenvolvimento sustentável. O ITV de Belém funciona com 41 profissionais, sendo 30 pesquisadores, que trabalham, atualmente, em 40 projetos de pesquisa na região Amazônica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here