Prefeitura de Curionópolis, Adonei Aguiar, se reúne com sindicato dos professores

0
402

O encontro contou com a participação do prefeito, Adonei Aguiar, da secretaria de educação, Francista Teixeira, do secretário municipal de administração, Sérgio Ramos e do poder geral do município, Alex Marcelo.

 

h

Em reunião realizada entre GOVERNO de Curionópolis e SINTEPP (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará) foi estabelecido um primeiro diálogo em busca de soluções dos principais problemas apresentados pelo sindicato e atendimento das diversas demandas. Entre elas:
Calendário 2017;
2.    Portaria de lotação dos professores;
3.    Solicitar prioridade e acordo com a disponibilidade da carga-horária para professores efetivos;
4.    Acompanhamento do sindicato durante a reforma das escolas da rede pública municipal de ensino, através conjuntamente com o governo;
5.    Disponibilidade de professores para o mandato classista;
6.    Possibilidade do estabelecimento de três horários contínuos das disciplinas, através do estabelecimento da autonomia das escolas;
7.    Solicitar o extrato do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), referente aos meses de novembro e dezembro de 21016;
8.    Solicitar a disponibilidade com regularidade mensal do extrato de movimentação dos recursos do FUNDEB e da folha e da folha analítica de pagamento dos trabalhadores em educação;
9.    Retroativo dos professores concursados antigos referente aos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015; verificar o enquadramento do piso, através do valor da hora-aula;
10.    Pagamento do triênio aos professores concursados de 2005.
O sétimo item, bem como outros, foi atendido de pronto, sendo entregue também ao SINTEPP documentos solicitados para acompanhamento dos recursos. A SEMED (Secretaria Municipal de Educação) fez a entrega do plano municipal de educação- PME, do regimento interno das escolas, do regimento do conselho do FUNDEB e das novas fichas de matrículas.
O SINTEPP agradeceu este momento histórico em função que no governo anterior isso só foi possível com a mediação do Ministério Público quando apresentou uma pauta, sendo, por isso, possível avançar em vários itens.
A reunião se iniciou abordando o calendário letivo de 2017, momento em que a SEMED apresentou três propostas de calendário, ficando decidido que o SINTEPP irá apresentar em assembleia para a categoria.
Uma observação feita foi que o ano letivo poderá iniciar em Março para que o governo possa fazer algumas reformas nas escolas e comprar carteiras novas e adequação dos espaços da educação infantil.
O governo assegurou que irá convidar o SINTEPP para construir a portaria de lotação e enturmação; foi autorizado também o acompanhamento do SINTEPP em relação às reformas e visitas nas escolas públicas.
Presenças – O encontro contou com a participação do Prefeito, Adonei Aguiar, da Secretária de Educação, Francisca Teixeira, do Secretário Municipal de Administração, Sérgio Ramos e do Procurador Geral do Município, Alex Marcelo.
O SINTEPP foi representado pelos professores membros da diretoria da entidade; Davi Dionato, conselheiro fiscal; Elho Araújo, coordenador adjunto; e dos professores Marco Antônio e Hebber Kennady Martins.

Assessoria de Comunicação de Curionópolis 
Texto: Francesco Costa 
Fotos: Anderson Sousa

 

Deixe uma resposta