Programação da FAP 2015 é detalhada pelo presidente do Siproduz Marcelo Catalão

0
540

Com o tema: “O que esperar do futuro? Agronegócio, um caminho a ser seguido”; a FAP (Feira de Agronegócios de Parauapebas) está sendo preparada para receber, entre os dias 29 de agosto a 6 de setembro, além dos expositores e compradores, um grande público que deverá ser atraído pelos shows, rodeios e estrutura de alimentação que já estão sendo preparados no local.
Quem falou com a equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar foi o presidente da entidade organizadora do evento, o Siproduz (Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas), Marcelo Catalão. Ele detalha que o tema escolhido tem muito a ver com o momento de instabilidade que atravessa a economia. “Situação preocupante que abre nos olhos para nos preparar com urgência para este desafio que é contornar através da transformação e exploração do campo”, explica Marcelo Catalão, detalhando ser preciso se criar novas e sustentáveis matrizes econômicas.
Outro detalhe de preocupação com as riquezas local foi a produção da música oficial da FAP, que teve um clipe gravado em um estúdio local e só com artistas de Parauapebas, cantores e músicos. Eles serão atrações também durante a Feira de Agronegócios para que se divulgue, segundo Marcelo Catalão, os talentos locais. “Aqui não temos só minério e gado, temos também gente talentosa e habilidosa”, explica.
Eventos extras
A “Feira da Catira” está inclusa na programação no dia 8 de agosto. Trata-se de uma oportunidade para se fazer trocas, compra ou venda de produtos, animais, veículos e objetos diversos. “Isso nos arremete à modalidade comercial que já foi e ainda é praticada Brasil afora e pode gerar bons negócios”, planeja ele, contando que nos dias 14, 15 e 16 estará acontecendo a Prova do Tambor e Baliza, evento organizado pela ATBPA (Associação de Tambor e Baliza do Pará). Marcelo explica que a prova foi tirada da programação da FAP para que se tenha mais visibilidade e o público entenda melhor.
O Torneio Leiteiro será, na opinião de Marcelo Catalão, a oportunidade para as pessoas da cidade conhecerem como é extraído o leite que é servido em suas mesas. A competição ainda tem como objetivo incentivar a produção de leite por vaca na região. “O leite extraído no torneio leiteiro será pasteurizado e distribuído dentro da programação social da FAP”, explica o presidente do Siproduz.
No 22 de agosto as ruas serão tomadas pela já Tradicional Cavalgada que este ano deverá trazer uma novidade. Trata-se do Clube dos Motoqueiros que, segundo Marcelo Catalão, está sendo convidado para fazer parte do evento. De acordo com a organização da cavalgada, eles deverão fazer sua participação após as Comitivas o que, também na opinião da organização, enriquecerá o evento.
Negócios
Para os produtores, o ponto alto da FAP é os leilões, onde se pode adquirir animais para melhoramento do rebanho; quando grandes negócios são realizados e contam sempre com instituições financeiras que financiam as compras. “Este é o momento em que de fato acontece a feira agropecuária e atrai produtores de vários municípios. É um evento que movimenta economia”, afirma Marcelo Catalão, dando conta de que já houve em edições anteriores da FAP em que em um único leilão ocorreu cerca de R$ 5 milhões em negócios.
Do dia 3 a 6 de setembro dentro do Parque de Exposições Agropecuárias Lázaro de Deus Vieira Neto, o rodeio trará, como sempre, a emoção através das narrativas dos locutores; e a emoção com as montarias em touros e cavalos com peões de vários lugares do Brasil.
Cultura
A cultura tem lugar garantido dentro da programação da FAP 2015 com a manutenção do Espaço Cultural, palco que receberá artistas locais e regionais; além de estandes para artesões.
O Circuito Cultural também acontecerá em parceria com escolas públicas municipais que levarão alunos durante o dia para conhecer o Parque de Exposições e entender o que é uma Feira Agropecuária. A parceria conta com a cooperação de alunos da UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia) que recebe as crianças, acompanha e responde às perguntas trazidas.
Já em sua 4ª Edição, o Concurso de Poemas e Desenhos também enriquece a parte cultural da FAP 2015. “Com isso demonstramos que a FAP não é feita apenas de shows e festa, mas com várias iniciativas que atraem olhares para a vida no campo e ainda desperta os sentidos para o envolvimento que tem a produção rural na vida de todos”, diz Marcelo Catalão.
Ação Social
No dia 6 de setembro, um domingo, a diretoria do Siproduz fecha com “chave de ouro” a programação com trabalho de ação social: FAP CIDADANIA. Um momento de interação com a comunidade demonstrando que com pouco trabalho e atividades recreativas podemos promover um agradável dia. A ação é feita em parceria com diversas entidades, órgãos e pessoas que se sentem bem fazendo trabalho social.
Na oportunidade serão feitas emissões de documentos; exames laboratoriais como, por exemplo, PCCU, aferição de pressão, glicemia e outros de rotina; doação do leite colhido no torneio leiteiro;
Ciência do Campo
Em sua primeira edição o Espaço FAP Científica será um desafio para os alunos universitários de Ciências Agrárias da UFRA que terão como responsabilidade apresentar projetos viáveis, sustentáveis e renováveis para a realidade do homem do campo desta região. Haverá premiação para os classificados e por isso existe um regulamento e acompanhamento de professores e monitores. Além da premiação, os projetos escolhidos podem despertar o interesse de compradores e se tornar um negócio rentável para seu autor. “Esta será uma disputa inteligente pensando no futuro. Tudo sobre o tema proposto para a FAP 2015”, explica Marcelo, recomendando que os participantes precisam interagir com a realidade para conseguir corresponder ás expectativas dos produtores.
Shows e atrações
Mas não é só de negócios e exposições de animais que se faz uma Feira Agropecuária, a população pode esperar grandes atrações em shows nacionais, tanto para os públicos evangélicos e católicos quanto para os amantes de música sertaneja.
Abrindo os shows terá, no dia 30 de agosto, o Canal da Graça, com uma Missa Campal. Não será cobrado ingresso.
O show do cantor Anderson Freire marcará o encerramento do Festival Tempo de Louvor que, em sua primeira edição, será dentro da programação da FAP, no dia 2 de setembro, com a participação de 12 finalistas escolhidos entre os 360 inscritos no festival.
No dia 3 de setembro, na abertura do Rodeio, Guilherme & Santiago farão a alegria dos amantes da música sertaneja; dia 5 será a vez de Leonardo se apresentar. Ainda há shows sendo negociados para preencher lacunas como, por exemplo, o dia 29 de agosto, dia em que deveria se apresentar o cantor Cristiano Araújo; outro espaço ainda sem atração definida são os dias 4 e 6 de setembro. A sugestão é que venha um sanfoneiro famoso que deverá se apresentar com outros músicos locais. Além destes deverão ser contratados para o encerramento, um show de cantor paraense para valorizar a cultura regional.
O Portal Pebinha de Açúcar fechou uma parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas é um dos veículos de comunicação oficiais da FAP 2015.
Reportagem: Francesco Costa – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar
Foto: Arquivo/Bariloche Silva

Deixe uma resposta