O nosso jornal

Semurb promove curso de capacitação sobre sistema de iluminação pública

SHARE
, / 482 0

Ministrado pelo Engenheiro Eletricista e professor do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), Luiz Rapini Neto, a capacitação aconteceu durante três dias, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Parauapebas, e abordou temas como Ativos do sistema de iluminação pública; Operação, manutenção e custeio; Eficiência energética, expansão e gestão.
Cerca de 25 servidores públicos municipais participaram do curso de Gestão do Sistema de Iluminação Pública, oferecido pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb). Para o coordenador do Departamento de Iluminação Pública da Semurb, Jardel dos Santos, a capacitação ofereceu aos profissionais que compõem o quadro do departamento, conhecimentos básicos sobre projetos de iluminação, além de conteúdo do dia a dia operacional.
“Foram três dias de aprendizado, um curso de excelente qualidade que permitiu que os profissionais permanecessem atualizados sobre a normativa que transfere a responsabilidade da iluminação pública para os municípios”, disse Jardel.
Para Clayton da Silva, que trabalha no Setor de Contratos e Licitações da Semurb, o curso chegou em boa hora e agora o município vai contar com profissionais mais capacitados que terão a oportunidade de melhorar o modelo atual aplicado à iluminação pública para outro com maior qualidade técnica. “Tínhamos essa deficiência e necessidade desses conhecimentos. Uma oportunidade valiosa, o conhecimento. Aqui podemos aprender como operar o sistema geral”, declara.
“Temos um grande número de novos servidores concursados no setor de iluminação pública. Com essa iniciativa, eles vão adquirir mais conhecimentos na área”, avalia o secretário municipal de Serviços Urbanos, Augusto Marques, referindo-se aos profissionais que entraram para o quadro de eletricistas, por meio do recente concurso público promovido pela Prefeitura.
Além da Semurb, participaram do curso representantes da Semob, Sefaz e Seplan; secretarias diretamente envolvidas nos processos de construção, arrecadação e manutenção da iluminação pública.

Leave A Reply

Your email address will not be published.