20 anos do Penta, 10 imagens que marcaram a conquista

Há 20 anos, a Seleção Brasileira viajava até o Japão e a Coreia do Sul para escrever ainda mais seu nome na história do futebol. Depois de vencer a Copa do Mundo em 1958, 1962, 1970 e 1994, o time de Felipão chegou ao Mundial de 2002 sem ser favorito, mas superou as adversidades e levantou o pentacampeonato — até hoje, o país é maior vencedor da competição.

GZH separou 10 fotos que marcaram a campanha vitoriosa do Brasil na Copa do Mundo. Confira:

Mauro Vieira / Agencia RBS
Rivaldo marcou o gol da vitória brasileira na estreiaMauro Vieira / Agencia RBS

A vitória na estreia

O jogo contra a Turquia foi tenso em Ulsan, na Coreia do Sul. Não apenas por ser a primeira partida da Seleção na Copa, mas também porque o Brasil não era o favorito para vencer o Mundial.

Não bastasse isso, o gol de Sas, no final do primeiro tempo, tornou o jogo ainda mais complicado para os brasileiros.

Ronaldo marcou o primeiro dos seus oito gols na Copa e empatou a partida. A virada brasileira veio em um lance polêmico. O centroavante Luizão foi derrubado fora da área por Alpay, mas o árbitro  sul-coreano Kim Young-Joo marcou pênalti. Rivaldo cobrou e garantiu a vitória brasileira na estreia com a virada de 2 a 1.

Mauro Vieira / Agencia RBS
Roberto Carlos marcou um belo gol de faltaMauro Vieira / Agencia RBS

A goleada contra a China

Contra um adversário mais fraco e menos tradicional no futebol, a equipe de Felipão se impôs e venceu os chineses por 4 a 0.

Roberto Carlos, em uma linda cobrança de falta, Rivaldo, Ronaldinho e Ronaldo marcaram os gols da partida.

Mauro Vieira / Agencia RBS
Felipão preservou titulares contra a Costa RicaMauro Vieira / Agencia RBS

Reservas e mais uma goleada

 Já classificado para as oitavas de final, Felipão resolveu entrar em campo para enfrentar a Costa Rica com um time misto.

Mantido na equipe, Ronaldo comandou a goleada de 5 a 2. O Fenômeno marcou duas vezes. Rivaldo e o lateral-esquerdo Júnior também balançaram as redes. O gol mais bonito foi do zagueiro Edmílson, que acertou uma linda bicicleta.  Wanchope e Gomez descontaram para os costarriquenhos.

Mauro Vieira / Agencia RBS
Ronaldo garantiu a vitóriaMauro Vieira / Agencia RBS

Pedreira belga

Esse jogo ficou marcado pela dificuldade que os brasileiros enfrentaram no começo da fase de mata-mata. Jogando contra a Bélgica (longe da atual geração belga), o time de Felipão sofreu um gol ainda no primeiro tempo, mas o árbitro jamaicano  Peter Prendergast marcou falta no zagueiro Roque Júnior  — mal anulado.

Depois do susto, a dupla Ronaldo e Rivaldo voltou a decidir. O camisa 10 tirou o Brasil do sufoco aos 22 do segundo tempo em um lindo chute de fora dá área. Nos minutos finais, Ronaldo aproveitou cruzamento de Kléberson e completou a vitória. A entrada com assistência garantiu ao camisa 15 um lugar no time titular de Felipão para a sequência do Mundial.

Show de Rivaldo e expulsão de Ronaldinho

O adversário das quartas de final era a Inglaterra, seleção da estrela David Beckham. O jogo talvez tenha sido ainda mais emblemático do que a final contra a Alemanha.  Em uma partida equilibrada, a Inglaterra saiu na frente com um gol de Michael Owen em falha do zagueiro Lúcio, mas Rivaldo empatou ainda no primeiro tempo.

Na etapa final, brilhou a estrela de Ronaldinho. O jogador formado no Grêmio foi de herói a quase vilão. Em uma cobrança de falta inesquecível, o gaúcho aproveitou que o goleiro Seaman estava adiantado e mandou por cobertura na cobrança de falta para marcar um golaço e virar o placar. Logo depois, Ronaldinho deu uma entrada dura em Mills e foi expulso.

Mauro Vieira / Agencia RBS
O biquinho de Ronaldo deu a vitóriaMauro Vieira / Agencia RBS

A Turquia de novo pela frente

Se você lembra do biquinho de Ronaldo, você lembra desse jogo pela semifinal da Copa do Mundo. Como havia acontecido na estreia, a Turquia impôs dificuldade ao Brasil.

O lance que decidiu o jogo aconteceu aos quatro minutos do segundo tempo. Ronaldo recebeu no lado esquerdo do ataque, carregou e finalizou de bico para vencer o goleiro Rustu e classificar a Seleção Brasileira para sua terceira final de Copa do Mundo seguida.

P-E-N-T-A com a família Scolari

A final da Copa do Mundo de 2002 marcou o primeiro encontro entre as duas seleções mais vitoriosas dos Mundias. Sem nunca terem se enfrentando antes em Copas, Brasil e Alemanha se encontraram pela primeira vez em uma decisão, que ficou marcada pelo confronto entre Oliver Kahn e Ronaldo.

O goleiro alemão ganhou o posto de melhor jogador da Copa antes da final. Artilheiro da competição, Ronaldo entrou no International Yokohama Stadium disposto a mostrar que ele era o grande nome do Mundial. E provou.

Em um jogo em que o Brasil foi superior, os gols da vitória vieram no segundo tempo, ambos com Ronaldo. No primeiro, o camisa 9 aproveitou uma falha de Kahn em chute de Rivaldo para pegar o rebote e empurrar para redes. No segundo, o Fenômeno bateu colocado para vencer o goleiro alemão, marcar seu oitavo gol na Copa e garantir o penta para o Brasil.

Por: gauchazh
VEJA ISSO TAMBÉM