Sebastião Curió Rodrigues de Moura mais conhecido como Major Curió, foi um dos fundadores da cidade de Curionópolis (PA), a quem emprestou o nome.
Na manhã desta quarta-feira faleceu de causas naturais o ex-prefeito de Curionópolis, ele que era, militar, ex-pugilista, engenheiro, jornalista e politico brasileiro.
Como militar, foi destacado para o sul da Amazônia para combater o movimento armado da guerrilha do Araguaia, nas décadas de 1960 e 1970. Ao fim do conflito, tornou-se liderança política na região.
No início de 1982 Curió desliga-se de suas funções como Interventor Federal da Área de Segurança de Serra Leste em Marabá, passando-o para seu homem de confiança Ari Santos.
Em seguida, anuncia sua candidatura a deputado federal pelo Partido Democrático Social (PDS), articulada pelos generais Otávio Aguiar de Medeiros e Newton Cruz, respectivamente ministro-chefe do SNI e chefe da Agência Central do SNI. Centra sua campanha nas pautas garimpeiras e agropecuárias do sudeste do Pará.
Sua derrota regional o fez mudar-se para Brasília em 1987. Constituiu na cidade o Grupo Curió Comércio e Indústria de Minérios Ltda., cuja principal atividade era a venda de ouro. A empresa tinha capitais norte-americanos.
Já ex-parlamentar, usou sua influência e lobby para fortalecer o movimento pela emancipação política de Curionópolis, que ocorreu em 10 de maio de 1988. Sua presença ocasional no Pará tinha a intenção de reunir o restante de seu fragmentado grupo política no intuito de voltar para a Câmara Federal em 1990.