Na manhã desta quarta-feira, 19 de março, aconteceu o Fórum de Mineração de Parauapebas (FMINP), evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciências e Tecnologia (Semmect). O encontro reuniu representantes da sociedade civil, empresas mineradoras, órgãos públicos e especialistas para discutir o futuro da mineração na região de Carajás.
Durante o evento, foram debatidos temas fundamentais para o setor e para o município, como a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), a transição de modelo econômico da mineração para meios industriais, o cooperativismo e empreendedorismo mineral na região, além da participação da mulher na mineração e políticas públicas voltadas para o setor.
O evento também contou com a presença de Fábio Sacramento, Adjunto e Chefe de Gabinete Municipal, representando o prefeito do município, Aurélio Goiano. Também esteve presente, Wallas Marques, Secretário Municipal de Mineração, reforçando a importância da presença da prefeitura em um diálogo necessário para o futuro do município.
Com uma fala inspiradora e repleta de conhecimento, Fábio Sacramento destacou a importância da mineração responsável para o município, enfatizando o impacto positivo da atividade na geração de empregos, qualificação profissional e parcerias com o setor público e privado.
Em sua fala também reafirmou o compromisso do governo municipal com a transparência, o desenvolvimento sustentável e a valorização da força de trabalho local e evidenciou a necessidade de fortalecer parcerias entre as empresas mineradoras, a Prefeitura e a Câmara Municipal para garantir que Parauapebas continue crescendo de forma estruturada e responsável.
O Fórum de Mineração de Parauapebas aconteceu no Centro Cultural Parauapebas e contou com a presença de diversas autoridades, empresários e especialistas, consolidando-se como um espaço estratégico para discutir os desafios e oportunidades do setor mineral na região de Carajás.









