
Uma operação coordenada pela Polícia Militar do Pará resultou na apreensão de aproximadamente 435 quilos de pasta base de cocaína na zona rural de Vila Mandi, nas proximidades de Santana do Araguaia, no sul do estado.
A ação foi deflagrada após o pouso forçado de uma aeronave em uma área de pasto de uma fazenda, por volta das 18h de quinta-feira (28).À frente da operação esteve a 30ª Companhia Independente da PM (CIPM).
Segundo o Comandante de Policiamento Regional V, coronel Roni Cleiber Oliveira Alves, a mobilização começou após funcionários da fazenda informarem sobre a aterrissagem emergencial do avião em área isolada da propriedade.
“Após a confirmação de que era um carregamento com drogas, rapidamente foi articulada uma operação de resposta com o deslocamento de guarnições especializadas ao local, evitando que alguma ação de resgate fosse realizada”, explicou o coronel.
No interior da aeronave e em seu entorno, foram encontrados 430 tabletes de substância semelhante à pasta base de cocaína, totalizando 434,9 kg. Também foram apreendidos equipamentos de navegação, galões de combustível para reabastecimento clandestino e adesivos com falsas numerações, que indicam tentativa de ocultar a origem do avião.Carga pode ultrapassar meia tonelada De acordo com registros fotográficos feitos por trabalhadores da fazenda, a carga descarregada inicialmente seria ainda maior.
As imagens apontam a presença de cerca de 70 tabletes adicionais, que não foram encontrados pelas equipes policiais, levantando a suspeita de subtração prévia. A estimativa é de que a carga total ultrapassasse 500 kg, o que poderia render mais de R$ 200 milhões ao crime organizado após beneficiamento e comercialização.
Suspeitos fugiram para a mata Funcionários relataram que dois homens, que falavam parcialmente português, estavam a bordo da aeronave. Após o pouso forçado, eles fugiram em direção à mata e seguem foragidos.Diante do risco de resgate da droga, todo o material apreendido foi recolhido no mesmo dia e transportado sob forte esquema de segurança até Redenção, onde foi apresentado à Polícia Federal.
A operação contou com a atuação integrada da guarnição de Mandi, apoio da 2ª Companhia Independente de Missões Especiais (CIME), do 22º BPM e acompanhamento da 30ª CIPM durante todo o trajeto.
“O resultado demonstra o compromisso da Polícia Militar com o enfrentamento ao tráfico e ao crime organizado. A pronta resposta das nossas equipes e a integração com outras unidades foram fundamentais para impedir que essa droga chegasse ao mercado. Continuaremos vigilantes e atuando com firmeza para garantir a segurança da nossa região”, destacou o Comandante-Geral da PM, coronel Dilson Júnior.
A Polícia Federal assumirá as investigações para identificar os envolvidos na operação criminosa.
informações por Roma news
foto por Roma news









