
Um jovem foi internado no Hospital Mário Pinotti, em Belém, após ser picado por uma cobra jararaca no Parque Estadual do Utinga. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma). O jovem chegou ao hospital cerca de 20 minutos depois do incidente no parque. Segundo o prontuário, foram cumpridos os protocolos previstos para acidentes com animais peçonhentos, e o paciente recebeu as doses de soro antiofídico indicadas para o caso.
A Sesma informou que o jovem saiu do quadro crítico de urgência. Ele está com quadro de saúde estável, em uso de antibióticos e em acompanhamento contínuo da equipe médica do Hospital Mário Pinotti. A avaliação do membro afetado é feita por um cirurgião vascular, para evitar comprometimento da circulação e reduzir o risco de amputação.
O paciente está cadastrado no Sistema Municipal de Regulação, e a Sesma diz que monitora a assistência prestada na rede municipal para eventual necessidade de leito. A espécie da cobra foi confirmada como jararaca, com base nos sinais e sintomas apresentados e no quadro de síndrome compartimental descrito no atendimento. O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), responsável pela gestão do Parque Estadual do Utinga, informou que o jovem recebeu os primeiros socorros ainda na unidade de conservação.
Após a limpeza do ferimento, ele foi orientado a procurar o Pronto-Socorro da 14 de março, referência no tratamento com soro antiofídico. O instituto esclareceu ainda que o incidente não ocorreu em uma trilha, mas na via principal do parque, depois que o rapaz acessou uma área de mata fechada não autorizada para urinar. Segundo o Ideflor-Bio, por se tratar de uma unidade de conservação, a presença de serpentes é natural no ambiente.








