Ação Afro-negro Brasileiro

0
465

No último domingo dia 18 de outubro aconteceu no CDC (centro de desenvolvimento cultural) um dia inteiro de atividades voltadas para a consciência negra, a auto afirmação e a aceitação de ser negro. O encontro teve início na parte da manhã com a realização da Celebração Afro que foi o momento religioso do encontro, com a participação e falas emocionantes dos participantes, a Celebração teve diversos momentos de fortes emoções como os de oferendas e da comunhão. Ao meio dia foi oferecido uma feijoada e na parte da tarde o 1º encontro de crespos e cacheados onde aconteceram bate papo sobre a negritude, oficinas de turbantes, cuidados com o cabelo, apresentação teatral e sorteio de brindes.
O evento teve como objetivo chamar a atenção da sociedade em geral para a questão da igualdade racial e contra o preconceito e a discriminação de negros e negras que ainda é fato em nosso meio. Este acontecimento antecede a programação de comemoração ao dia da Consciência Negra que será realizado no dia 20 de novembro próximo. A data relembra a morte de Zumbi dos Palmares que representa significativamente a maior expressão de luta e resistência negra no Brasil.
Várias lideranças e artistas participaram desta ação o que fortaleceu muito o encontro e deu um tom e uma dinâmica importante para o fortalecimento de luta pela igualdade de direitos entre todas a raças.
Tonico Ferreira idealizador e um dos organizadores do evento avalia positivamente essa iniciativa “pois a luta e a resistência contra o preconceito deve ser diária, somos todos seres humanos filhos de um só Deus e cidadãos de uma mesma pátria onde temos as mesmas necessidades e, portanto, os direitos de igualdes não podem ser diferentes e não podemos aceitar o contrário”.
Por: Clodoaldo Sousa

Deixe uma resposta