Depois de dois meses de investigação, a Polícia conseguiu colocar as mãos no foragido João, também conhecido como “Revoltado” e “Icaro”, de 20 anos. Apesar da pouca idade, ele é considerado perigoso e vinha sendo procurado por uma tentativa de homicídio ocorrida em março, no Núcleo Morada Nova, em Marabá.
A prisão dele aconteceu na cidade de Pacajá, e foram necessárias equipes policiais daquele município e também de Marabá, mais precisamente da Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP) de São Félix, para prendê-lo.
João, em companhia de um comparsa cuja identidade não foi divulgada, tentou matar a tiros Vitor Alves Pereira. O crime se deu por volta das 20h do dia 13 de março, na Rua Serra Pelada, Bairro Jardim Coelhão, em Morada Nova. O homem foi amarrado com fios e levou vários tiros, mas não morreu. Ele escapou – não se sabe como – e identificou seus algozes para a polícia, que passou a investigar o caso.
No decorrer das investigações, a Polícia Civil conseguiu, do Poder Judiciário, um mandado de prisão preventiva. Além disso, os policiais descobriram também que João Victor estava escondido em Pacajá, onde ele foi preso.
Para piorar a situação do procurado, no momento da abordagem policial, ele foi flagrado traficando drogas ilegais. Por isso, além da prisão por portaria pelo crime de homicídio tentado, João foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado ao complexo penitenciário de Marabá.