Alerta Vermelho do Inmet para Chuvas Intensificadas em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho nesta quinta-feira (30), com previsão de chuvas intensas em diversas regiões dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O alerta vermelho é o nível mais grave da escala do instituto e indica uma situação de grande perigo para as áreas afetadas.
O aviso, válido das 15h de quinta-feira até as 10h de sexta-feira (31), alerta para riscos de alagamentos, transbordamentos de rios, desabamentos e deslizamentos de encostas. As regiões afetadas incluem a Costa Verde e o litoral sul do Rio de Janeiro, o Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo, além do sul de Minas Gerais. De acordo com o Inmet, as chuvas devem intensificar, podendo ultrapassar 100 mm por dia ou 60 mm por hora.
Além do alerta vermelho, o Inmet também emitiu um alerta laranja (perigo) para chuvas intensas em uma área mais abrangente, que inclui os estados de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Pará, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Esse alerta é válido até sexta-feira pela manhã e indica que as chuvas podem atingir 30 mm/h ou 60 mm/h, ou entre 50 mm/h e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes, que podem chegar a até 100 km/h.
Em São Paulo, o alerta laranja afeta as regiões de Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Araraquara e a região metropolitana da capital.
Ainda há um aviso amarelo (perigo potencial) para o restante do país, indicando chuvas que podem chegar a 50 mm no dia. Os estados de Alagoas, Roraima e Sergipe são os únicos que não apresentam alertas para chuvas intensas.
A população das áreas afetadas deve seguir as orientações do Inmet e tomar precauções, como evitar áreas de risco e se proteger de ventos fortes e chuvas torrenciais.
Informações por Roma news
Foto por agência brasil