O projeto que acontece todos os anos no Colégio, é trabalhado durante todo o ano letivo e no final do ano os alunos expõem seus trabalhos.
Segundo a diretora Eliete Sousa, esse ano o tema escolhido foi Cidades Humanizadas, objetivo é fazer com que os alunos busquem conhecer projetos e ideias que funcionaram em outras cidades e que podem ser implantados em Parauapebas além de conhecer um pouco mais da cultura de outras cidades, estados e até países.
A estudante Maria Clara, aluna do 6• ano, apresentou sobre a cidade de Malé capital de Maldivas .A cidade está localizada no extremo sul do Atol Kaafu. Também é uma das subdivisões administrativas do país. Tradicionalmente foi a ilha do Rei, onde a antiga dinastia real das Maldivas governava e onde seu palácio era localizado. Hoje é sede do governo e centro de negócios, comercial, empresarial e educativo. Tem uma população de aproximadamente 80 mil pessoas, sendo aproximadamente um terço da população do país.
A estudante Maria Fernanda, aluna do 5• ano, falou sobre a Lei de Incentivo Fiscal, que foi criada durante o governo de Juscelino Kubistchek, com a ideia de atrair empresas para Manaus e outras cidades distantes dos grandes centros, foi criada então a lei de incentivo fiscal que isentariam as empresas de pagarem impostos com a condição de gerarem empregos e preservar a natureza.
O estudante Fábio Heitor, aluno do 2• ano , explicou a cultura da cidade de salvador e trouxe o Maculelê e Samba de Roda como tema do seu projeto, o maculelê foi uma dança criada por afro-indígenas-brasileiros na época do Brasil Colônia e simulava um luta usando bastões ou espadas.
O samba de roda e uma expressão musical que envolve poesia e dança, sendo uma das mais importantes e significativas para a cultura brasileira, exerceu influência no samba carioca e, até hoje, é uma das referências do samba nacional, sendo registrado como patrimônio imaterial em 25 de novembro de 2005.
A Amostra de pesquisa foi mais um grande evento da Escola Conexão, onde os alunos tiveram oportunidade de aprenderem muito , informarem e interagirem com a comunidade.
Diretora do Colégio Conexão, Eliete Sousa