Amazônia e sua diversidade são foco da série Receitas da Floresta

O paraense Thiago Castanho é o guia da chef carioca Kátia Barbosa pelo Pará, na 2ª temporada de série autoral da Vale, com receitas que valorizam os sabores da Floresta Amazônica

Os sabores da Amazônia quem prova, comprova ser uma experiência sensorial. A intensidade, as cores, os cheiros e temperos, misturados com uma riqueza histórica definem o inigualável sabor da culinária amazônica. Essa jornada que mistura culinária, valorização cultural e preservação ambiental protagonizam a segunda temporada da websérie Receitas da Floresta.

Depois de conhecer a Mata Atlântica, na Reserva Natural Vale, no Espírito Santo, a segunda edição da série audiovisual da Vale, desembarca na Amazônia. A chef carioca Kátia Barbosa viajou pelo Pará e também pelo Maranhão, estado que abriga parte do bioma amazônico, para conhecer as quebradeiras de coco babaçu da comunidade de Samaúma, de Vitória do Mearim.

Homem em frente a mesa com comida Descrição gerada automaticamente

Segunda temporada das Receitas da Floresta aborda Amazônia e sua diversidade | Créditos: Rawr

O lançamento da segunda temporada foi esta semana. O conteúdo, com total de cinco episódios, pode ser assistido pelo YouTube e no website da Vale. No primeiro episódio, Thiago Castanho levou Kátia para conhecer a mistura do mercado Ver-o-Peso, na capital paraense. “É onde sintetiza a nossa cultura, da melhor forma, é nesse mercado”, explica Castanho. Lá eles viram uma amostra da diversidade de produtos e pratos da culinária paraense. Destaque para o jambu, um dos principais ingredientes da primeira receita que a chef provou, o famoso arroz paraense.

Thiago acompanhará Kátia nessa jornada presencial e virtualmente. Mas ela também dividirá a cozinha com pessoas de diferentes comunidades, que guiarão a viagem mostrando tradições e costumes, além da rica gastronomia do norte e do nordeste do país. A segunda edição do Receitas da Floresta, está sendo lançada por ocasião do Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro. Novos episódios vão ao ar nos dias 29 de agosto, 5,12 e 19 de setembro.

No primeiro episódio, Kátia destaca a importância de conhecer e conservar a Amazônia e valorizar quem vive a região. “O Pará, Amazônia, têm muita coisa para oferecer. Tem muita coisa legal acontecendo aqui e isso precisa ser mantido, né? E é isso, não tem muito jeito não. Ou a gente preserva, ou a gente preserva!”, conclui.

Partindo da alquimia de transmutar plantas e frutos originários em deliciosas receitas, a série aborda, também, como os moradores da APA do Igarapé Gelado, em Parauapebas, no sudeste do Pará, e de Vitória do Mearim, no Maranhão, conservam e transformam o que vem da floresta, de forma sustentável, e qual é a importância da Amazônia na vida dessas pessoas e da sociedade em geral.

Após conhecer o trabalho da comunidade e sua importância para a conservação florestal, o resultado são pratos especiais com os ingredientes da floresta como o bolinho de castanha-do-Pará com queijo, o pudim de açaí, a galinha no leite de babaçu e um bolo com cobertura de cupuaçu.

Primeira temporada
Ano passado, na primeira temporada, em que os episódios e vídeos de divulgação somaram quase 5 milhões de visualizações, a renomada chef de cozinha Katia Barbosa e Jorge Ferreira, estudioso das PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) da Mata Atlântica, buscaram ingredientes na Reserva Natural em Linhares-ES e o resultado foram pratos incríveis.

Conservação
No sudeste do Pará, região onde a Vale atua há quase 40 anos, a empresa ajuda a proteger cerca de 800 mil hectares de floresta, além de incentivar e apoiar projetos de bioeconomia desenvolvidos pelas comunidades locais.

A  Vale contribui com a conservação de aproximadamente um milhão de hectares de florestas, o que atualmente representa um estoque de aproximadamente 600 milhões de toneladas de carbono equivalente. Em 2019, a empresa estabeleceu como meta proteger e recuperar 500 mil hectares de floresta nativa até 2030. Em 2020, a Vale recuperou mais de mil hectares e conservou mais 52 mil hectares de vegetação por meio de sistemas agroflorestais que também geram renda para comunidades locais, em uma parceria entre o Fundo Vale, a Reserva Natural Vale e o Instituto Tecnológico Vale-Desenvolvimento Sustentável.

Serviço:

Receitas da Floresta – 2ª temporada
2º episódio, 29/8;
3º episódio, 5/9;
4º episódio, 12/9;
5º  e último episódio vai ao ar dia 19/9.

As duas temporadas do Receitas da Floresta poderão ser vistas em: www.vale.com/receitasdafloresta e www.youtube.com/valenobrasil

  Vale.com
VEJA ISSO TAMBÉM