Canaã; Após ação na Vila Bom Jesus, testes para leishmaniose continuam no Centro de Zoonoses

As programações do Agosto de Verde, mês de conscientização e combate à leishmaniose, seguem em Canaã dos Carajás. Na última sexta-feira (19), foi realizado um Dia D na Vila Bom Jesus. Na oportunidade, 52 testes rápidos foram realizados em cães.

E a programação continua. A comunidade pode testar seus cães na Unidade de Vigilância em Zoonoses, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 14h às 16h. O local fica na Avenida Mogno, no bairro Cidade Nova 1.

Nos dias 10 e 11 de agosto, os veterinários da Unidade de Zoonoses realizaram palestras educativas na Escola Municipal José de Deus. E no dia 13 de agosto, 124 cães foram testados no Dia D realizado no Bosque Gonzaguinha.

Sobre a leishmaniose

A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis.

No ambiente urbano, o cão é a principal fonte de infecção para o vetor, podendo desenvolver os sintomas da doença, que são: emagrecimento, queda de pêlos, crescimento e deformação das unhas, paralisia de membros posteriores, desnutrição, entre outros.

ASCOM/PMCC

 

VEJA ISSO TAMBÉM