Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (22), foram aprovados quatro Projetos de Decreto Legislativo (PDL), que concedem título de “Cidadão Honorário de Parauapebas” para pessoas com atuações relevantes no município.
Três das proposições são de autoria do vereador Francisco Eloecio (Republicanos), são elas: PDL nº 25/2023, PDL nº 26/2023 e PDL nº 27/2023, que concedem os títulos, respectivamente para o professor de Karatê Sebastião Ramos Cavalcante, para a professora Maria do Carmo Oliveira Pereira e para a professora Solange Pereira Campos.
E o PDL nº 29/2023, de autoria do vereador Josivaldo da Farmácia (PP), concede o título de “Cidadão Honorário de Parauapebas” para o farmacêutico Gilson Santana Cabral.
As proposições foram aprovadas por unanimidade, pelos parlamentares presentes em plenário. A entrega das honrarias ocorrerá em sessão solene, a ser realizada pela Câmara ainda neste semestre.
Confira o histórico dos homenageados:
Sebastião Ramos Cavalcante
Apelidado de Tiãozinho, chegou a Parauapebas em 1983. Trabalhou em um supermercado, em várias empresas da área da mineração e também em uma fábrica de doces dos pais. Além disso, atuou como conselheiro tutelar.
Tiãozinho trabalhava duro, estudava e praticava Karatê, contudo, seu sonho sempre foi ser professor da luta. Em 1998, tornou-se faixa preta e abriu seu próprio salão, oferecendo aulas gratuitas e tirando crianças da rua. Em 2002 fundou, junto com a irmã Lúcia Ramos, a Associação Ramos Parauapebense Educacional de Karatê-ARPAKE, uma entidade filantrópica. Sebastião, que é casado e pai de quatro filhos, já ensinou Karatê para milhares de crianças e formou 35 faixas pretas.
Maria do Carmo Oliveira Pereira
É natural da Paraíba e chegou a Parauapebas em 1984. Em 1985, iniciou sua carreira como professora na rede municipal e estadual. Ela também trabalhou nas secretarias de Educação, de Cultura, e atualmente está na secretaria da Mulher.
Em 2016, chegou a ser secretária adjunta de Cultura. Trabalhou ainda na Assistência Social. Com formação em Ciências e Biologia, foi professora em várias escolas, mas sempre atuou em projetos voltados para as mulheres e em movimentos culturais.
Solange Pereira Campos
Natural de São Luís (MA), é funcionária pública desde 1994 e chegou a Parauapebas em 1992. Com formação em Educação Física, integrou a seleção maranhense de futebol feminino e ingressou na Liga Esportiva de Parauapebas (LEP) em 1992, ocupando diversos cargos até a presidência.
Solange foi essencial na criação das escolinhas de futebol do município e teve papel relevante em eventos esportivos intermunicipais e estaduais, incluindo títulos com a seleção de futebol masculino.
Atuou na organização do futebol feminino em campeonatos oficiais na LEP, oportunizando o reconhecimento das mulheres. Além disso, contribuiu com a evolução e desenvolvimento da Semana da Mulher em todas as edições. Atualmente está lotada na secretaria de Esporte, onde trabalha em projetos voltados à comunidade.
Gilson Santana Cabral
Nasceu em Altamira (PA) e mudou-se para Parauapebas em 2004. É um comerciante de destaque no ramo farmacêutico desde que chegou ao município. Iniciou sua primeira farmácia em 2008, no Bairro Bela Vista e expandiu seus negócios para três outros pontos nos bairros Novo Horizonte (2012), União (2017) e Rio Verde (2018). Em 2019, casou-se com Jordânia e tem quatro filhos, sendo duas meninas e dois meninos.
Seu empenho e dedicação renderam-lhe reconhecimento, e em 2022, recebeu o Prêmio Líder na categoria de melhor farmácia de Parauapebas.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023