Artista paraense participa de residência artística em comunidade no Rio de Janeiro

Beatriz Paiva será a representante da Região Norte para participar do projeto da plataforma Lambes Brasil, no Morro do Palácio, em Niterói.

A artista paraense Beatriz Paiva foi selecionada pela plataforma de cartazes urbanos, a Lambes Brasil, para participar de uma residência artística que acontece entre os dias 15 e 22 de janeiro, no Morro do Palácio, em Niterói. Beatriz está entre seis artistas, escolhidos dentre centenas, de todo território nacional, e deve representar a região Norte no projeto que se chama Cuíca.

“Eu tô achando incrível! Vai ser minha primeira vez no Rio de Janeiro e uma primeira vez já memorável. Uma grande oportunidade de troca com a comunidade”, comemora Beatriz.

“Acredito muito que a criação coletiva traz oportunidades de trocas de saberes e experiências, podendo ser uma oportunidade de aprender com artistas de várias regiões”, conclui a artista que é integrante dos coletivos Ilustra Pretice PA e Maloca Jacundá.

Beatriz Paiva desenvolve produções dentro do desenho, da pintura, da poesia e da arte urbana. Tem como objeto principal de pesquisa o cartaz lambe-lambe como ferramenta de investigação na relação entre arte e cidade, gênero e Sexualidade.

No ano passado, a jovem teve a oportunidade de expor o trabalho sobre arte urbana no maior museu do mundo, o Louvre, em Paris.

A Residência Cuíca visa ampliar a investigação e debate de artistas que, durante uma semana, estarão em contato direto com a comunidade do Morro do Palácio. “Essa vivência e contato com os moradores faz com que os artistas tenham um campo vasto de materiais e inspirações para suas criações artísticas”, diz Alberto Pereira, idealizador da Lambes Brasil e produtor da Residência Artística Cuíca.
Alberto também ressalta a importância da troca com as pessoas da comunidade. “Conhecer histórias, pessoas que compõem e enriquecem o bairro e exercitar a troca é construir um pouco de quem você é neste espaço e levar consigo uma cartografia afetiva desse lugar para a sua morada”, completa.

Mas afinal, o que é lambe-lambe?
A técnica do lambe-lambe é uma expressão artística que utiliza o papel como principal mídia de criação e, posteriormente, aplica a produção artística em muros e superfícies, principalmente em ambientes urbanos.

A Lambes Brasil
A Lambes Brasil é uma plataforma de fomento e valorização do lambe-lambe no contexto da Arte Pública Brasileira. Focada em fortalecer o cenário aos artistas e produtores, o objetivo é gerar reconhecimento da técnica e prática artística perante o público, entidades culturais, demais artistas e linguagens artísticas.
Desde 2016, a rede que conta com os artistas Alberto Pereira, do Rio de Janeiro; Bruna Alcantara, do Paraná; Mila Serejo, do Rio Grande do Norte e Tacio Russo, de Pernambuco, produziu eventos na Argentina, Brasil, Egito, Líbano, além de auxiliar iniciativas independentes em Manaus (AM), Goiânia (GO), Macaíba (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

 

VEJA ISSO TAMBÉM