Autoridades visitam novo Hospital Municipal de Parauapebas e prefeito diz que obra será entregue em dezembro

0
656

A obra do novo hospital deve ser concluída até o final do ano, a informação foi passada pelo prefeito Valmir Mariano durante uma visita realizada nesta sexta-feira (23) às instalações do novo estabelecimento de saúde. Representantes do governo estadual, vereadores, secretários de saúde de municípios vizinhos, conselho municipal de saúde, diretores e coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e imprensa tiveram a oportunidade, durante a visita, de comprovar o avanço das obras.
“Estou trabalhando diuturnamente aqui com minha equipe, estamos aproveitando os andares liberados pela secretaria de obras para realizar a instalação de alguns equipamentos, como é o caso da hemodiálise. Já temos cerca de 70% dos equipamentos comprados. Estou muito satisfeito em poder apresentar para a nossa população o fruto do nosso trabalho”, disse Valmir Mariano.
No início da gestão atual, o hospital foi recebido com cerca de 40% da obra feita, desde então, foi necessário realizar novos aditivos ao contrato para viabilizar a continuidade dos trabalhos, tudo amparo e justificado junto ao Ministério Público por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
Sobre o modelo de gestão do novo hospital foi anunciado que o município está em conversa com o governo estadual para avaliar a proposta de consórcio intermunicipal, envolvendo Parauapebas, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás e Curionópolis, dessa forma, o alto custo de manutenção não fica apenas na responsabilidade do município sede.
“A proposta é o que os serviços sejam regionalizados, mas a gestão será nossa. Nesse contexto a manutenção do hospital será custeada da seguinte forma: 40% de recursos do governo estadual, 30% dos municípios pactuados no consórcio e 30% da produção de atendimento do SUS”, disse o titular da Semsa, João Luiz Ribeiro.
“A estrutura desse hospital é a mais ampla da nossa região, pois conta com um número de leitos maior, inclusive, que o regional de Marabá. Sem dúvidas vai ser um marco para a melhoria da saúde pública de Parauapebas e região”, destacou Geraldo Barroso, diretor da 11º regional da Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa).
Estrutura e serviços do hospital
Os serviços do novo hospital são classificados em média e alta complexidade e a entrada dos pacientes deverá ser feita a partir do processo de regulação. O prédio conta com cinco pisos, incluindo o subsolo, nesta estrutura serão disponibilizados 152 leitos, sendo que em todas as alas haverá leitos de isolamento.
O novo hospital conta com estrutura para os seguintes atendimentos: tratamento de hemodiálise, com dez máquinas; UTI Adulto, Pediátrico e Neo-Natal; salas de Pré-Parto, Parto e Puerpério (PPP); Centro Cirúrgico, sendo um de grande porte e dois de médio; ala de atendimento de urgência e emergência. A cozinha e a lavanderia já estão todas equipadas, assim como a casa de máquinas e o necrotério, estruturas construídas na área externa.
Reportagem: Karine Gomes

Deixe uma resposta