Uma brasileira morreu em um acidente de trânsito na Ponte Salgueiro Maia, em Santarém, bairro de Lisboa. Iara, era da Baixada Fluminense e morava em Portugal com as duas filhas de 9 e 15 anos, que ficaram sozinhas no país. Ela estava de moto a caminho do trabalho e bateu em uma van, que a jogou longe. Iara foi atropelada por outro veículo e morreu na hora.
A brasileira trabalhava como motorista na empresa Ribatejana e se mudou para o país europeu para tentar melhores condições de vida para a família. As autoridades portuguesas estão acompanhando as filhas de Iara, que no momento estão na casa de amigos que a mãe fez em Portugal.
“Informa-se que, em caso de falecimento de cidadão brasileiro no exterior, as Embaixadas e Consulados brasileiros podem prestar orientações gerais aos familiares, apoiar seus contatos com o governo local e cuidar da expedição de documentos, como o atestado consular de óbito, tão logo terminem os trâmites obrigatórios realizados pelas autoridades locais”, diz a nota
Segundo o Itamaraty, o traslado dos restos mortais de brasileiros falecidos no exterior é de responsabilidade da família e não pode ser custeado com recursos públicos.