Uma caminhada marcou a culminância da campanha contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes em Canaã dos Carajás, nesta quarta-feira, dia 18 de maio. Representantes do poder público e da sociedade civil partiram do centro da cidade até a Praça da Bíblia, para mobilizar sobre o tema.
“Toda a sociedade civil e pública está aqui, encabeçando essa luta e dizendo não. Nós precisamos combater esse mal, nós precisamos denunciar e garantir o direito de nossas crianças e adolescentes para que sejam cidadãos de bem no futuro”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Ronaldo Araújo.
Na praça, além da fala de autoridades, foram realizadas apresentações culturais sobre o tema. O secretário ressalta ainda que, durante os períodos de campanha, a secretaria e outras instituições ligadas à proteção de crianças e adolescentes recebem um número maior de denúncias por conta da visibilidade das ações realizadas pela pasta.
Como denunciar
As denúncias contra o abuso e exploração de adolescentes podem ser feitas ao Conselho Tutelar.
Outra opção é a central Disque 100 ou Disque Direitos Humanos, que recebe denúncias de abuso e exploração contra crianças e adolescentes diariamente, por 24h, inclusive nos finais de semana e feriados.
As denúncias são anônimas e também podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100, pelo WhatsApp: (61) 99656-5008, ou pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil, onde o cidadão com deficiência encontra recursos de acessibilidade para denunciar.