A mobilização segue com a realização de várias palestras até dia 30
Com objetivo de chamar a atenção e gerar a compreensão da importância da cultura da paz, a Prefeitura de Canaã dos Carajás realizou na sexta-feira (25), por meio da Secretaria Municipal da Mulher e da Juventude (SEMMJU), uma caminhada que contou com a participação de diversas entidades e instituições do município. A ação foi acompanhada por um carro de som e, no percurso entre a sede da SEMMJU e o Centro Administrativo Municipal, várias autoridades fizeram falas de incentivo à adesão nessa luta que precisa ser constante.
Reforçando a garantia de direitos, a prefeita Josemira Gadelha ressaltou a importância da união social para que mais mulheres estejam atuantes em vários lugares. “Firmar o compromisso de continuarmos juntas lutando por mais mulheres em espaços públicos, por mais mulheres em cargos de gestão, por mais mulheres na política, por mais mulheres onde elas quiserem!”.
De acordo com a diretora de Políticas Públicas para Mulher, da SMMJU, Érika Sobral, o ato foi realizado para mostrar à sociedade que na cidade existe uma estrutura de proteção. “Hoje infelizmente os dados mostram que a violência em Canaã dos Carajás é fato comprovado, por isso existe uma rede de proteção, de enfrentamento e de acolhimento para essas mulheres que são vítimas de violência”.
Além dos servidores das secretarias municipais, a caminhada também contou com a participação das mulheres do Projeto Bordando a Paz, de representantes da Casa da Cultura, do Instituto Bem Estar do Sul e Sudeste do Pará (Ibespa) e de duas turmas de Ensino Médio do Centro Educacional Primeiro Mundo. Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Hélica Viana, a vivência e a interação social são fundamentais para o desenvolvimento dos jovens, gerando maior senso de cidadania.
“Por mais que tenha um mês alusivo a essa temática, mas em todo o ano ela é abordada por alguma disciplina, por algum professor e a gente sempre precisa estar levando em conta que a violência não tem [apenas] um dia para acontecer e os meninos precisam estar orientados, sabendo como proceder, sabendo como se proteger e como ajudar o outro, que também é muito importante.”, explicou.
A campanha Agosto Lilás tem sido difundida com o tema “Por uma vida livre de violência” desde o dia 31 de julho, quando o Projeto Maria da Penha Vai a Escola foi realizado durante a Jornada Pedagógica, cumprindo com a Lei 14.164/2021 que instituiu a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, visando capacitar gestores escolares, orientadores pedagógicos e orientadores educacionais.
A abertura oficial da campanha ocorreu no dia 01 de agosto, com a cerimônia de acendimento de luzes da cor lilás na fachada do prédio da SEMMJU, em seguida a extensa programação de palestras, orientações e capacitações foi levada para escolas, canteiros de obra, empresas privadas, prédios públicos, igrejas, hospitais e comércio da cidade.
Ainda durante o Agosto Lilás foram realizadas a eleição e a nomeação do Conselho da Condição Feminina de Canaã dos Carajás, criado por meio da Lei 283/2012, que foi aperfeiçoada pela Lei 1.052 de 15 de maio de 2023, a qual vinculou o Conselho à SEMMJU, que passou a ser responsável pela formulação dos princípios e diretrizes das Políticas Públicas da Mulher em articulação com outras instituições públicas da sociedade.
Outro importante marco da campanha deste ano foi a entrega do cheque “Mulher Empoderada”, que faz parte do Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Canaã dos Carajás (FMDS) e visa beneficiar mulheres em situação de vulnerabilidade social que participaram de cursos e, por isso, recebem o incentivo para investir no próprio negócio.
A programação da campanha segue até dia 30 de agosto, com a realização de palestras em empresas privadas, no Hospital 05 de Outubro e na Igreja Batista Nova Esperança.
Rede de atendimento
Atualmente, Canaã dos Carajás conta com canais de denúncias e uma rede de enfrentamento e proteção oferecidas pela SEMMJU. Vale destacar a Casa Abrigo, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), a Casa da Mulher e a Casa da Juventude. Com apoio do Governo do Estado do Pará, Canaã conta também com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em funcionamento no município.
Texto: Fabiane Barbosa