No dia 14 de março, o jornal de economia Valor Econômico publicou uma reportagem sobre o alto preço dos imóveis devido à crescente procura no município de Canaã dos Carajás. A matéria escrita pela jornalista Marina Falcão destacou, entretanto, que “quem vai morar na cidade dificilmente quer ir embora.”. Segundo o relato do jornal, os investimentos da prefeitura de Canaã equilibram os impactos socioeconômicos da atividade de mineração no município.
A matéria elogia, primeiramente, a urbanização de Canaã. Vias asfaltadas, limpas e iluminadas, monitoramento de vídeo nas avenidas: “muitas ruas estão em obras. Há máquinas por todas as esquinas.”, destaca. A jornalista fez menção à usina de asfalto do município que permite o desenvolvimento do programa Asfalta Canaã, que já urbanizou 95% da zona urbana e Canaã segue, com recursos próprios, para manter a operação tapa-buracos em dia.
A publicação também aborda o “plano estratégico” Canaã 2035, que estrutura todas as ações municipais que visam diminuir a dependência do arranjo econômico canaense da mineração. O texto cita os investimentos na educação por meio da Coordenadoria de Ensino Profissional e Superior da Secretaria Municipal de Educação, que trabalha na atração de instituições para trazer formação tecnológica, graduações e mestrado para o município.
Os investimentos em turismo também foram lembrados. A repórter abordou a iniciativa junto a Infraero sobre a construção do aeroporto em Canaã. Destacou, também, a intenção do governo municipal em construir um mirante e uma passarela no Morro das Antenas, com ligação ao Parque Veredas dos Carajás.
O fomento da qualidade de vida do cidadão canaense ganhou algumas linhas da reportagem. Foi citado o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico que usa 5% dos royalties do minério para auxiliar empreendedores locais. Também ganhou visibilidade o programa Saúde na Escola, que entregou óculos de grau gratuitamente para 300 estudantes. E a matéria elogiou a iniciativa da gestão em quitar o financiamento imobiliário das 930 famílias que vivem no Residencial Canaã.
Concluindo, a repórter destacou o crescimento dos investimentos municipais, mencionando a construção das novas escolas, o projeto do novo hospital, o asfaltamento das rodovias e vicinais rurais: “somente no ano passado, a prefeitura ultrapassou R$ 1 bilhão em investimentos.”, finalizou.