Na oportunidade, a prefeitura realizou a ação itinerante “Prefeitura Perto de Todos” com a participação de mais de 2.000 pessoas
A Vila Planalto comemorou mais um ano de organização comunitária em grande estilo. Neste sábado (9), a prefeitura de Canaã dos Carajás inaugurou o Complexo Poliesportivo da localidade. O espaço é constituído de praça, quadra poliesportiva e campo de futebol. O destaque ficou para a homenagem póstuma a cinco ex-moradores que deram nomes às edificações.
Com instalações modernas, o complexo conta com vestiários, lanchonete, estacionamento com 106 vagas, arquibancada, paisagismo com árvores e flores, playground e iluminação em LED. Por meio de recursos próprios, a prefeitura investiu R$19,4 milhões na obra.
Na cerimônia, a prefeita Josemira Gadelha contou a história de vida e homenageou os pioneiros da comunidade já falecidos: Paulino Alves de Almeida, que dá nome ao complexo; Antônio Narciso da Silva e Rubens Brandão, que dão nome ao campo de futebol; Selemar José dos Santos, que dá nome à quadra e Andrelina Francisca Rodrigues, que dá nome a praça.
Emocionada, a filha de Andrelina, Maria Aparecida Machado, contou experiências de sua mãe. “Minha mãe criou três mulheres e três homens. Ela era uma guerreira, uma lutadora. Fico muito feliz com esse reconhecimento à trajetória dela. “Toda vez que alguém vier à praça conhecerá quem foi minha dona Andrelina.”, disse.
Demais autoridades municipais participaram da inauguração. O vice-prefeito e secretário de obras Zito Augusto, o presidente da Funcel Antônio Carlos da Silva e secretários municipais compareceram ao evento. O Poder Legislativo canaense também marcou presença. O presidente da Câmara, Dinilson dos Santos, e os vereadores Cabelo, Maria Pereira e Miguel da Saúde compareceram à inauguração. Dinilson, lembrou a todos das lutas travadas pelo desenvolvimento da vila por décadas e elogiou a atual administração pela entrega da obra.
O presidente da Associação dos Moradores da Vila Planalto, Edson Andrade da Silva, elogiou o governo municipal pela iniciativa. “No início do mandato, essa gestão fez um compromisso com a gente. Entregar nossa praça. E isso aconteceu. O que a Vila Planalto tem é agradecer.”, afirmou.
Concluindo seu discurso, Josemira Gadelha agradeceu aos cidadãos profissionais que construíram o complexo poliesportivo: “Quando falamos em obra, não podemos esquecer que as construções são feitas por pessoas, por isso agradeço aos homens e mulheres que, tijolo a tijolo, derramaram suor para construírem uma linda edificação.”, disse.
Josemira aproveitou para anunciar que, em breve, a vila Planalto vai receber uma agência dos Correios e uma creche pública. Disse também que a unidade de saúde da localidade será ampliada. A governante também citou a recém-concluída obra na região, que ganhou 6,5 km de asfalto.
A prefeita concluiu seu discurso comentando a importância da união das instituições pelo progresso do município. “Canaã é uma cidade construída de mãos dadas. Com as bênçãos de Deus, com o legislativo, associações, e acima de tudo, com a participação da população.”, afirmou.
Prefeitura Perto de Todos abrilhanta evento
Com a oferta de serviços diversos nas áreas de saúde, assistência social, habitação, atendimento psicossocial, jurídico, entre outros, secretarias e autarquias atenderam a comunidade da Vila Planalto, na manhã deste sábado.
O evento foi repleto de atrações culturais promovidas pela Fundação de Cultura, Esporte e Lazer, com apresentações de capoeira, karatê e muay thai. E o músico Filho do Mato representou a Música Popular Brasileira.
Conheça a biografia dos homenageados no evento
Paulino Alves de Almeida — Seu Paulino nasceu em Catolé do Rocha, na Paraíba, em 1935 e chegou em Canãa em 1986. Nesse tempo, ele já era casado com dona Maria das Dores e trouxe ao Pará sua família. Em solo paraense, seu Paulino foi viver da agricultura e, sua veia politica aflorou com sua produção. Ele foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e atuou mediante várias frentes: Igreja Católica, Cantina comunitária, cooperativa e sindicatos, que começavam a se formar na região. Foi inclusive um dos primeiros presidentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Paulino teve ampla participação politica também na criação de Canaã. Em 2021, seu Paulino faleceu vítima da pandemia Covid-19.
Antônio Narciso da Silva — Narciso nasceu no Goiás em 1965. Era filho de seu João Narciso da Silva e dona Vilta Narcisa da Silva. A família era numerosa, composta de 10 filhos e, chegaram a Canaã dos Carajás em 1984, por meio do Grupo Executivo de Terras do Araguaia e Tocantins. Eles foram viver da agricultura familiar. Produziam, nesse período, arroz, feijão e milho. Em Canaã, o jovem Narciso formou família e teve três filhos. A ligação de Narciso com o esporte começou em 1987, quando ele fundou o Planalto Esporte Clube. Ele atuava tanto como jogador como treinador e incentivava a prática esportiva. No auge de sua juventude, Narciso partiu em 1991, aos 26 anos. Seu irmão Francisco Narciso continuou seu legado, presidindo o Clube até hoje.
Rubens Brandão — Atraída pelas políticas públicas de ocupação do território canaense, a numerosa família Brandão, chegou na Vila Planalto na década de 80. O jovem Rubinho, como era conhecido, cresceu, constituiu família, teve filhos e nas horas de folga, adorava jogar futebol. Inclusive, com outros companheiros, ajudou a organizar times locais. Sua trajetória de vida foi breve mas, ele partiu fazendo aquilo que mais gostava: jogando futebol. Morreu no antigo campinho, em uma partida que ficou marcada na memória coletiva.
Selemar Jose dos Santos — A família Santos chegou na Vila Planalto em 1986. O casal Oronisio José dos Santos e Judite Pereira dos Santos, migrou de Jaraguá — GO, com seus 10 filhos: Odair, Itair, Alexandre, Enir, Edivanio, Baltazar, Vanir, Adenir, Maria Aparecida e Selemar José. Logo eles se envolveram com os desafios da região e fizeram história na construção do novo município. O jovem Selemar gostava de esporte, principalmente, o futebol. Em terra cananense, ele conheceu a bela Veliene Carvalho, filha de migrantes pioneiros e juntos eles formaram uma família e, tiveram duas filhas: Daniele e Graziela. Sua veia para o comércio também era outra característica marcante. Selemar faleceu em 2021.
Andrelina Francisca Rodrigues — Dona Deia, como era conhecida, nasceu em Rubiataba — GO, em 1954. Ainda bem jovem casou-se com Sebastião Rodrigues Machado e juntos formaram uma família com seis filhos: Maria Aparecida, Maria de Fátima, Marcia Santana, Ronaldo, Roberto e Agnaldo. Aos 37 anos, seu Sebastião faleceu e Dona Deia ficou com os seis filhos para criar. Como estratégia de sobrevivência, ela decidiu migrar para o Pará e começar uma nova vida. Em Canaã, a família adquiriu terra na VP-12, próximo à Vila Bom Jesus, em 1989. Para sustentar os filhos, dona Deia trabalhava na atividade agropecuária e
também plantava lavoura. Em 1990, se converteu ao cristianismo. Desde a sua conversão
dona Deia passou a se dedicar a fé e a prática da caridade. Em 2007, fixou residência na Vila Planalto, onde trabalhava durante o dia. Acolhedora, sua casa era um centro comunitário, onde as atividades sociais da Igreja eram desenvolvidas.
Ascom/PMCC