O município se destacou entre os três melhores no Estado do Pará e foi um dos onze em todo o Brasil a receber o reconhecimento em regularização fundiária
Canaã dos Carajás foi um dos três municípios do Pará a receber “menção honrosa” no Prêmio Solo Seguro, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cerimônia de homenagem ocorreu no último dia 20 e reconheceu o trabalho da Prefeitura Municipal, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb), no desempenho do programa “Canaã, Meu Lugar.”
O Prêmio Solo Seguro reconhece ações, projetos ou programas inovadores e práticas de sucesso que visem o aperfeiçoamento da Regularização Fundiária Urbana – Reurb e rural, bem como da identificação de áreas públicas e de proteção ambiental, a simplificação de procedimentos, a gestão compartilhada de informações e a redução da quantidade de tempo e de recursos necessários à conclusão de processos de regularização fundiária. No âmbito nacional, Canaã dos Carajás junta-se a 11 municípios, destacando-se como um dos três municípios do Estado do Pará, ao lado de Belém e Ananindeua.
“Eu estou muito feliz de fazer parte da equipe do Idurb, dentro da gestão municipal que investe na segurança jurídica, benefícios sociais, levar esse direto a ponta e ter esse reconhecimento nacional fortalece o nosso trabalho e nos incentiva a continuar regularizando o nosso município. Isso nos leva a tirar o estigma do Pará, relacionado a tragédia. Estamos dando os primeiros passos, levando o Pará com boas referências para o Brasil. É motivo de muito orgulho.”, enfatiza a diretora de regularização fundiária, Jessica Cabral
O programa “Canaã, Meu Lugar,” criado em 2018, tem como objetivo viabilizar a obtenção do título de propriedade de lotes, garantindo qualidade de vida e segurança jurídica aos cidadãos. Até o momento, 17 bairros da cidade foram regularizados por meio do programa. De acordo com Alisson Milhomem, diretor-presidente do Idurb, “o programa já beneficiou milhares de famílias de forma totalmente gratuita, totalizando 7 mil imóveis individualizados no cartório.”.
Alisson menciona ainda que é uma honra de ter o reconhecimento nacional pelo trabalho desempenhado no município. “Com isso a gente fomenta a economia, a gente fomenta a geração de emprego e renda, o acesso ao crédito, a gente democratiza esses imóveis, traz eles para a inserção do mercado imobiliário formal aqui de Canaã e com isso a gente promove a cidadania e leva mais dignidade a todas as pessoas e o fato de termos recebido essa menção honrosa pelo CNJ nos engrandece bastante e faz a gente crer e acreditar que estamos no caminho certo. Fizemos muito, temos muito ainda para fazer, mas é sempre importante esse reconhecimento ao nível nacional para estimular que a gente continue trabalhando cada vez mais para o bem-estar da nossa população.”, concluiu.
Ascom/PMCC