Uma nova pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) aponta que seis em cada dez escolas de ensino fundamental e médio adotam regras específicas para o uso de celulares pelos alunos, permitindo a utilização do aparelho apenas em determinados espaços e horários. Segundo a pesquisa TIC Educação 2023, divulgada nesta terça-feira (6), 28% das instituições proíbem completamente o uso dos dispositivos.
O levantamento, que ouviu 3.001 gestores de escolas urbanas e rurais, revela um aumento na restrição do uso de celulares. Entre as escolas que atendem alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, a proibição subiu de 32% em 2020 para 43% em 2023. Já nas instituições que abrangem até os anos finais do ensino fundamental, a porcentagem saltou de 10% para 21%. Por outro lado, apenas 8% das escolas de ensino médio proíbem o uso do celular.
Além de regras para celulares, o estudo também constatou um aumento na restrição do acesso à internet. Entre as escolas com conexão, 58% limitam o uso de wi-fi com senhas, enquanto 26% permitem acesso livre. Essa tendência se reflete na diminuição das escolas que oferecem wi-fi sem restrições, caindo de 35% em 2020 para 26% em 2023.
Acesso à Internet nas Escolas
O acesso à internet nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil alcançou 92%, um aumento significativo em relação a 2020, quando 82% das instituições tinham conectividade. O maior crescimento foi registrado nas escolas rurais, que passaram de 52% para 81% nesse período, embora apenas 65% dessas escolas disponibilizem acesso aos alunos.
Nas escolas municipais, a conectividade subiu de 71% para 89%, e nas escolas públicas, de 78% para 91%. Nas capitais, a porcentagem de conectividade se manteve estável em 98%.
Equipamentos e Recursos
A pesquisa também destacou a importância de dispositivos digitais adequados para o uso pedagógico. Em escolas rurais, a disponibilização de computadores aumentou de 63% para 75% desde 2020. No entanto, 42% das escolas municipais ainda não possuem computadores para uso dos alunos.
A conectividade nas salas de aula melhorou, com escolas municipais passando de 60% para 82% de acesso à internet, e estaduais de 63% para 80%. As escolas privadas se destacam com 88% de conectividade em salas de aula.
Entretanto, a disponibilidade de laboratórios de informática com acesso à internet caiu para 22% nas escolas municipais, enquanto 65% das estaduais oferecem esse recurso, em contraste com apenas 42% das escolas particulares.
Conclusão
Os dados da pesquisa TIC Educação 2023 mostram um cenário em transformação nas escolas brasileiras, com um aumento na regulação do uso de celulares e um avanço no acesso à internet, especialmente nas áreas rurais. No entanto, os desafios permanecem, especialmente na disponibilização de equipamentos adequados para o ensino, o que destaca a necessidade de políticas públicas voltadas à melhoria da infraestrutura escolar.
Foto: Agência Brasil
Informações: Roma News