Com o surgimento de dois casos confirmados pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), de encefalopatia espongiforme bovina, conhecida como “doença da vaca loca” foi suspensa a exportação de carne bovina.
Um dos casos aconteceu na cidade de Belo Horizonte (MG), e o outro em Nova Canaã do Norte (MT), os dois casos atípicos, foram detectados durante a inspeção feita antes do abate.
Cumprindo os protocolos firmado entre China e Brasil, a exportação de carne fica suspensa, temporariamente, até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações já repassadas sobre os casos. A China é o destino de 60% da carne exportação do Brasil.
Como o caso se trata de uma (febre) atípica, o que se espera é que logo seja resolvido, levando em consideração que o Brasil, em um período de 23 anos teve apenas casos atípicos e não casos clássicos da doença.
Infelizmente a doença da vaca loca não possui tratamento, saiba como identificar um animal com os sintomas da doença, os sintomas são nervosismo, apreensão, medo, ranger dos dentes, hipersensibilidade ao som, toque, luz e ataxia.
Caso seja identificado algum animal com essas características, o animal deve ser levado ao abate imediatamente, e seus ossos incinerados, evitando que outros animais se contaminem com a doença, e a vigilância sanitária deve ser avisada.