Os crimes eram cometidos contra a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que apoiou a ação por meio dos Setores de Segurança e Inteligência Corporativa no Pará e em Brasília. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (18), a operação VAR, desarticulando uma organização criminosa especializada em furtos de cargas e encomendas.
Os prejuízos aos cofres públicos, pagos a título de indenizações, desde 2019, superam R$ 35 milhões. São cumpridos 42 mandados de prisão e 49 mandados de busca e apreensão nos municípios paraenses de Ananindeua, Belém, Benevides, Bragança, Capitão Poço, Castanhal, Marituba, Moju, Benevides e Igarapé-Açu; além de Maracaçumé, no Maranhão.
Dentre os alvos de prisão, há 29 motoristas e ex-motoristas, que eram contratados por empresas terceirizadas que prestam serviços para os Correios, em linhas de transporte nacional com rotas entre São Paulo/SP e Belém/PA e São Paulo/SP e Marabá/PA
As ações de furto visavam, principalmente, eletrônicos de maior valor agregado, como celulares, notebooks, tablets e TVs.