Corpo de Bombeiros: incêndios em Parauapebas dobram em relação ao ano passado

0
414

A quantidade de incêndios em Parauapebas e região já é quase o dobro dos focos registrados em todo o ano passado, isso se deve, principalmente, ao aumento das temperaturas registradas e a escassez de chuvas na região. Durante todo o ano passado, segundo informou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Parauapebas, Capitão Marcos Leão, foram registrados um total de 38 focos de incêndio em áreas de vegetação, hoje esse número quase dobrou, e já soma 59 focos.
No total, em 2015, já foram registrados 103 incêndios em Parauapebas, sendo vegetação (59), edificação (24), entulhos (07), rede elétrica (05), e meios de transporte (08).
Dentre os focos registrados pelo Corpo de Bombeiros, os mais preocupantes estão na Floresta Nacional de Carajás, nas proximidades do Projeto S11D, já no município de Canaã dos Carajás. Lá foram mapeados 7 focos de incêndios que vêm sendo combatidos diuturnamente e hoje já está com pelo menos metade desses focos totalmente eliminados. “Com relação ao incêndio na Floresta de Carajás, já eliminamos metade dos focos e continuamos avançando no combate. Agora é uma questão de tempo para que controlemos toda a situação por lá”, garante o Capitão Marcos Leão.
Incêndio
O corpo de bombeiros de Parauapebas conta hoje com 59 pessoas, 4 viaturas de combate a incêndio, 1 viatura de resgate e 2 carros de apoio. Para o comandante, a estrutura é suficiente para atender a demanda do município e ainda dar apoio aos vizinhos. Apenas a quantidade de pessoal não está adequada, relatou o comandante: “Estamos com pessoal insuficiente para a demanda que temos aqui, mas já tomei providência solicitando deslocamento de mais bombeiros de outros quarteis para atuar em Parauapebas”, concluiu.
(Por W. Costa)

Deixe uma resposta