Curionópolis tem maior Ideb do sudeste do Pará

O Municipio de Curionopolis alcançou a maior nota nos anos iniciais e finais do Esino Fundamental de acordo com o IDERB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2023). Os resultados são fruto dos investimentos da Prefeitura Municipal, voltados para a melhoria da infraestrutura.

Nos últimos três anos, 11 novas escolas foram construídas. Curionópolis ainda conta com salas exclusivas de recomposição das aprendizagens, onde os alunos que estão com mais dificuldades são atendimentos no horário contrário para garantir que os mesmos acompanhem o desenvolvimento das turmas regulares

O Município tem garantido formação continuada com os professores, realizando simulados internos e intensificando a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos com merenda de qualidade e dando total apoio aos professores, funcionários e comunidade. Curionópolis tem 6500 alunos, distribuídos em 20 escolas, sendo quatro delas em Serra Pelada, e outras três de zona rural.

“Estamos a cada dia melhorando a qualidade da educação de Curionópolis, com políticas públicas que valorizam os professores, fortalecendo os diversos envolvidos e transformando a vida das pessoas através da educação e tudo isso graças à atual gestão do Município”, declarou a secretária de Educação, Gerlane Pereira de Lima Santos.

IDEB

O Ideb, criado em 2007, reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos equitativamente vitais para a educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O cálculo e a divulgação são feitos a cada 2 anos pelo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC.

Maior da região

O resultado do Ideb de Curionópolis para os chamados anos iniciais (avaliação feita com o 5º ano) foi de 5,7, ficando à frente de Marabá (5,4), Parauapebas (5,2), Canaã (5,2) e Eldorado do Carajás (5,1).

Já quando avaliados os anos finais (avaliação feita com o 9º ano), Curionópolis também teve a melhor nota, acima dos demais municípios de Carajás, com 5,0. As notas dos demais foram: Marabá (4,6), Parauapebas (4,5), Canaã (4,4) e Eldorado do Carajás (4,3).

 

 

VEJA ISSO TAMBÉM