Keniston Braga (MDB), deputado federal e membro titular da Comissão de Minas e Energia do Brasil, participou na tarde desta terça-feira (11), por volta das 16 horas, de uma reunião na sala da presidência da CME.
Assuntos relacionados a greve dos funcionários da Agência Nacional de Mineração (ANM) – como reestruturação do órgão, novo concurso e recomposição salarial – foram discutidos e os parlamentares se comprometeram a resolver as demandas.
A atitude dos políticos colocou um fim na greve dos funcionários da ANM e os pagamentos atrasados da Compensação Financeira por Extração Mineral (CFEM) deverão acontecer até a próxima semana deste mês de julho. Parauapebas, Canaã dos Carajás, Marabá, Ourilândia do Norte e até Curionópolis serão cidades beneficiadas.
Também estiveram presentes no evento, o deputado Rodrigo de Castro – presidente da CME, Dr.Mauro Henrique Moreira Sousa – presidente da ANM e Dr. Daniel Polak – diretor de arrecadação da ANM.
Por conta da greve dos funcionários da ANM, a Prefeitura Municipal de Parauapebas não recebeu o pagamento da CFEM referente ao mês de Maio e Junho de 2023. Com o pagamento dos meses atrasados, a prefeitura espera regularizar pagamentos pendentes dos terceirizados e empresários.
Como deputado federal eleito pelo estado do Pará, um dos maiores beneficiados pelos repassas da CFEM, haja vista a participação de muitos municípios mineradores do estado, a atuação do parlamentar foi fundamental para destravar a greve dos funcionários da ANM e repassar esperança para as gestões das cidades paraenses que necessitam deste repasse para destravar o funcionamento das máquinas pública e privada.
“Quando decidimos colocar nosso nome à disposição da população para defender as pautas de interesse regional, uma das nossas bandeiras foi a questão da mineração. Tivemos uma reunião muito produtiva e eu apresentei as pessoas ali presentes, a importância de termos uma estrutura forte e organizada na ANM e o impacto que isso causa nos municípios da nossa região.” Ressaltou Keniston Braga.
Com informações: Papo Carajás, Portal Zero Noventa e Quatro
Foto: Reprodução