Dez presos fugiram do Complexo Penitenciário de Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém. Os detentos escaparam da Unidade de Custódia e Reinserção V (UCR V). As autoridades ainda não detalharam a fuga ou o nome de cada um dos internos fugitivos. Mas a Seap comunicou que realiza buscas pelos presidiários. Nenhum deles foram recapturados até o momento.
Quanto aos policiais penais que estavam de plantão no momento da fuga, a Secretaria disse que eles.
Já a Polícia Civil informou, por meio de nota, que “seis policiais foram autuados, de acordo com a Lei 9.099/9, por facilitação de fuga na modalidade culposa”. “Um policial penal foi preso em flagrante por facilitação de fuga, na modalidade qualificada, pagou fiança e responderá pelo crime em liberdade”, comunicou a PC. O caso continua sob investigação pela Delegacia de Crimes Funcionais (DECRIF).
No dia 10 do último mês, houve outra fuga no mesmo complexo, só que na Unidade de Custódia e Reinserção Santa Izabel III (UCR III). Os agentes penitenciários só perceberam a evasão no dia seguinte. A partir de uma inspeção de rotina nas celas, os agentes penitenciários descobriram a escapada. Na ocasião, a Seap também tinha informado à reportagem que a Corregedoria apurava o caso.