Na sessão ordinária da última terça-feira (9), a Câmara Municipal de Parauapebas aprovou o Projeto de Lei nº 106/2022, de autoria do vereador Josemir Santos (Pros), que institui no calendário oficial de Parauapebas o Dia Municipal do Feirante, a ser comemorado anualmente no dia 25 de agosto.
A data foi escolhida em alusão à primeira feira livre do Brasil, implantada na cidade de São Paulo no dia 25 de agosto de 1914, no Largo General Osório.
O projeto de lei autorizou a administração municipal a promover eventos voltados à valorização dos feirantes com participação de toda comunidade.
Segundo destacou o autor da proposição, os feirantes reconhecidamente contribuem positivamente com a sociedade, razão pela qual merecem essa homenagem.
Os feirantes estão espalhados por todo o país e são trabalhadores considerados como peça importante para movimentar a economia regional e nacional, uma vez que faz parte da cultura do povo brasileiro comprar nas feiras livres.
A ideia de comercializar produtos alimentícios ao ar livre surgiu dos próprios comerciantes, que vendiam os alimentos para os restaurantes e mercearias, e o que sobrava do estoque eles colocavam à venda por preços mais baixos diretamente para o consumidor.
De lá pra cá, as feiras livres se tornaram parte fundamental de quase todas as cidades no Brasil, sendo locais de distração e diversão, em que predomina o caráter social, não se limitando ao mero fornecimento de mercadorias para consumo, bem como local de cultura e lazer.
Parauapebas já possui a Feira do Produtor Rural, Feira do Rio Verde, Feira da Cidade Jardim, Feira do Guanabara, Feira do Altamira, Bairro da Paz, Cidade Nova e outras distribuídas pela cidade, razão pela qual a data merece ser celebrada.