Dia Nacional da Saúde: Problemas cardíacos em jovens aumentam e preocupam médicos

O Dia Nacional da Saúde foi criado em homenagem ao médico Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872, médico, bacteriologista, epidemiologista. Como sanitarista, ajudou a eliminar a varíola e as epidemias de febre amarela.

Na data de hoje os médicos tentam chamar atenção da população para uma vida com hábitos mais saldáveis, evitando assim varias doenças.

Os médicos cardiologistas chamam a atenção para a população mais jovem, tem crescido o número de pacientes com problemas cardíacos, foi observado esse aumento após a Pandemia de Covid-19, a Pandemia trouxe uma nova maneira de vida ainda mais sedentária para a maioria da polução e o resultado já pode ser visto pouco tempo depois, com um estilo de vida cada vez mais sedentário alguns problemas tem surgido cada vez mais cedo.

Alguns dos sintomas mais comuns são stress e a ansiedade, por conta do estilo de vida que se têm atualmente, sintomas mais graves como hipertensão arterial, cardiopatias estruturais e casos de arritmia cardíaca em jovens, têm crescido bastante.

Seis orientações para uma vida mais saudável: Hospital Regional de Marabá

 

Dormir bem: O ideal é dormir entre sete e oito horas de forma consistente. Evitar equipamentos eletrônicos uma hora antes de dormir, pois a luz emitida pelos aparelhos interfere na qualidade do sono.

 

Praticar exercícios: A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos de algum tipo de atividade física leve ou moderada por semana. Manter-se ativo ainda traz benefícios na melhoria da disposição, humor, perda de peso e saúde cardiovascular.

 

Alimentar-se corretamente: A adoção de uma alimentação balanceada rica em frutas, verduras e legumes é fundamental para manutenção da saúde. Evitar o consumo excessivo de gorduras ruins, frituras, sal e açúcar.

 

Parar de fumar: 80% dos cânceres de pulmão ocorrem em fumantes. O tabagismo está associado a uma série de outros problemas, como o aumento da pressão arterial, obstrução das artérias, enfraquecimento dos ossos e do sistema imunológico.

 

Socializar: Uma rede social ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, combate a depressão e aumenta a estimulação intelectual. Sempre que possível, sair com os amigos e família, viajar, ter contato com a natureza e animais – práticas que ajudam as pessoas a se sentirem melhor.

 

Beber água: Especialistas recomendam a ingestão de, no mínimo, dois litros de água diariamente. Um corpo bem hidratado ajuda no melhor funcionamento do organismo, evitando, por exemplo, doenças renais.

 

Foto: Reprodução

 

VEJA ISSO TAMBÉM