Escola da Câmara de Parauapebas lança pacote de cursos profissionalizantes gratuitos

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) vai oferecer os cursos de qualificação profissional de Operador de Retroescavadeira, Soldagem em Eletrodo Revestido, Almoxarife e a oficina ‘Mulher comece um negócio que combina com você’, gratuitamente, para a comunidade. As capacitações serão realizadas em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial  (Senai) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para cada curso são ofertadas 15 vagas, com carga horária de 220 horas, com exceção da oficina de negócio para as mulheres, que terá duração de 16 horas. As inscrições serão realizadas, presencialmente, na próxima quarta-feira, dia 9 de agosto, na recepção do Plenarinho da CMP, das 8 às 14 horas. O prédio do Legislativo está localizado na Avenida Sônia Côrtes, Quadra 33, Lote Especial, Bairro Beira Rio II.

A seleção será por ordem de chegada. Podem se candidatar homens e mulheres, que tenham Ensino Médio completo e sejam maiores de 18 anos. Interessados devem apresentar cópias do RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência para efetivar a matrícula.

O presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro (MDB), relata que os cursos que serão ofertados foram escolhidos pensando no mercado de trabalho de Parauapebas e em capacitar o trabalhador que não tem condições financeiras para se profissionalizar. “Infelizmente, nós temos muitas pessoas que não conseguem emprego devido à falta de capacitação profissional. Há vagas, mas não há trabalhadores especializados para ocupá-las. A oferta desses cursos é uma contribuição da Câmara para ajudar nossos trabalhadores”, enfatizou.

Início das aulas

No dia 24 de agosto, a Escola do Legislativo realizará um aulão inaugural, para todos os cursos que terão início neste semestre, inclusive da graduação em Gestão Pública, ofertada em parceria com a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A aula será realizada no Plenário Central da CMP, às 14 horas.

A oficina ‘Mulher comece um negócio que combina com você’ será realizada no início de setembro e terá duração de uma semana. Para os cursos de Operador de Retroescavadeira, Soldador e Almoxarifado, as aulas iniciam em 4 de setembro e serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas, com previsão de duração de três meses.

O diretor da Escola do Legislativo, Fernando Leal, informa que inicialmente as aulas serão ministradas na Câmara e posteriormente no Senai. “As primeiras 60 horas desses três cursos vão ocorrer no Plenarinho. Neste período os alunos terão aulas mais teóricas, das matérias chamadas transversais, que são básicas para todos os cursos profissionalizantes. Depois, para as aulas mais práticas, que precisam de equipamentos, ocorrerão no Senai”.

Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo integra o Instituto Legislativo da CMP e foi criada em março deste ano, compondo o pacote de ações e medidas da ‘Câmara do Futuro’, projeto implantado pela gestão da Mesa Diretora 2023-2024.

O departamento foi criado para realizar cursos de educação básica, profissional e tecnológica, compreendendo todos os níveis, assim como cursos superiores de graduação e pós-graduação. O público-alvo são servidores públicos, vereadores e a comunidade em geral.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Arte: Rafael Leguli / Revisão: Rangel Zäh / AscomLeg 2023
VEJA ISSO TAMBÉM