Expansão da Estação de Tratamento de Água (ETA 2)

Adutora de 700 metros de comprimento vai ajudar a distribuir água com um maior volume e de maneira mais eficiente aos moradores

Recursos oriundos do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), por meio da Revitalização do Igarapé Lajeado, permitirão a melhoria do sistema de abastecimento de água em cinco bairros do município, beneficiando um total de 50 mil habitantes inicialmente.

A melhoria será resultado da obra do Booster, um sistema de bombeamento compacto que vai contribuir para a expansão da Estação de Tratamento de Água, a ETA2, localizada no bairro Liberdade 2.

“A obra do Booster é uma das etapas de expansão da ETA2, que hoje tem uma capacidade de tratamento limitada e a gente pretende dobrar. O Booster nada mais é do que uma tubulação (adutora) que vai levar essa água até o reservatório Betânia, que distribui para o Complexo Lajeado”, ressalta Daniel Magalhães, responsável pelo Setor de Intervenções de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Prosap.

Segundo Magalhães, a adutora que será instalada possui 700 metros de comprimento e 70 milímetros de diâmetro e tem por objetivo recalcar toda a água a ser distribuída aos moradores dos bairros Tropical, Vale do Sol, bairro dos Minérios, uma parte do Cidade Jardim e Polo Moveleiro que fazem parte do Complexo Lajeado. Com esse investimento será possível melhorar a regularidade de abastecimento de água nessas localidades.

Frente de Obra

Assim como em todas as obras realizadas pelo Prosap, em Parauapebas, a obra do Booster também já conta com o trabalho do Setor de Ações Sociais, levando informações e esclarecimentos necessários aos moradores impactados.

“Mais uma obra do Prosap e o Social presente, trabalhando com a população que vai ser impactada pela obra. Apenas um imóvel será diretamente atingido, porém já fizemos a negociação com o morador, a vistoria do imóvel e estamos, agora, trabalhando os impactos que vão ser causado à população geral do bairro”, informa Roseliana Brito, assistente social do Prosap.

De acordo com a assistente social, o maior impacto vai se concentrar no trânsito, mas para minimizar os transtornos às pessoas que residem no local, a obra vai contar com a parceria do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), sendo esta a responsável pela organização e limpeza do local.

“Estamos, aqui, em contato direto com os moradores, fazendo levantamento e mapeamento para verificar o que essa obra vai trazer de impacto para a população. O Serviço Social está sempre disponível para que os moradores sejam o menos atingidos possível. Sabemos que a obra vai causar um pouco de transtorno, porém contamos também com a colaboração da comunidade, já que os benefícios da obra virão com toda certeza”, enfatizou Brito.

ASCOM/PMP

 

VEJA ISSO TAMBÉM