Experiências exitosas desenvolvidas em escolas campesinas são socializadas no 5º Seminário das Escolas do Campo em Parauapebas

Com o tema “Possibilidades Pedagógicas na Práxis Docente das Escolas do Campo”, o 5º Seminário de Socialização de Práticas e Saberes das Escolas do Campo foi realizado na manhã do último sábado, 20, na escola de educação infantil Maria Salete Moreno (Palmares 2).

A importância da leitura para a aprendizagem, projetos interdisciplinares, práticas de coordenação pedagógica e combate ao racismo foram algumas das temáticas abordadas no evento, que reuniu dezenas de educadores de 13 escolas da educação do campo do município.

“Este é um momento esperado por todos nós educadores. É a oportunidade que temos de mostrar todo o trabalho produzido na escola. É o momento em que o professor ganha voz para poder contribuir para uma educação coletiva”, destacou o professor Ederson Júnior da escola 18 de outubro (Assentamento Carlos Fonseca).

A gestão da escola anfitriã, Maria Salete Moreno, apresentou o projeto “Combate ao Racismo Estrutural na Educação Infantil”. Segundo Messias Marques, diretor da unidade educacional, o seminário representa o protagonismo da educação do campo, das práticas pedagógicas que são efetivadas. “Para nós é um momento de muita alegria, receber os educadores do campo, apreciar as experiências e socializar os saberes que são construídos pela educação do campo. Abordamos sobre a experiência do combate ao racismo estrutural, pois desde a primeira infância as crianças devem entender que nós vivemos em um mundo diverso em que todas as raças devem ser respeitadas”, pontua Messias.

O gestor do Setor de Educação do Campo, Walberon Ferreira Araújo, destacou a relevância do evento para o fortalecimento da educação do campo. “Tivemos aqui uma amostra de tudo que está sendo desenvolvido em nossas escolas. Foi um momento muito rico de troca de experiência e conhecimento, que garantirá ainda mais avanços para a nossa educação”, destacou o gestor.

Texto e fotos: Semed

Ascom/PMP
VEJA ISSO TAMBÉM