Família sepulta bebê ‘errado’ em Parauapebas

A polícia investiga o caso do corpo de um bebê gêmeo que foi entregue e sepultado por uma família da qual o bebê não pertencia. O caso aconteceu em Parauapebas, no Hospital Geral do município.

Uma mulher estava grávida de sete meses de gêmeos, na madrugada de segunda-feira (05) um dos bebês nasceu de parto normal, porém o outro precisou ser retirado por meio de uma cesárea, mas antes de nascer foi a óbito.

Outra família também perdeu um bebê no mesmo dia, segunda-feira, e o gêmeo morto teria sido entregue pela equipe do hospital por engano para essa outra família. Engano a família dos gêmeos ficou sem notícia sobre o corpo do bebê.

O bebê gêmeo morto foi sepultado pela outra família na terça-feira (06), nesse mesmo dia, após o bebê ser enterrado foi que as famílias descobriram sobre a troca dos bebês, as famílias foram até a delegacia de Polícia Civil para registrar boletins de ocorrência.

O diretor da 20ª Urbana de Polícia Civil de Parauapebas, informou que o inquérito foi aberto pela Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca) e diligencias foram iniciadas para apurar os fatos, ouvir os familiares, os servidores do hospital e caso necessário poderá requisitar a exumação do corpo.

A Secretaria Municipal de Saúde publicou duas portarias nesta quarta-feira (7) determinando o afastamento de todos os servidores que tiveram algum tipo de ligação com o caso, sendo dois médicos, dois enfermeiros e sete técnicos de enfermagem e instaurou uma sindicância para “apurar, no prazo de 30 dias, a existência de possíveis irregularidades praticadas nos 4 e 5 de junho no Hospital Geral de Parauapebas.

Em nota a assessoria de comunicação da prefeitura de Parauapebas confirmou a abertura de sindicância na maternidade do HGP envolvendo os dois natimortos.

“A gestão municipal informa que os servidores envolvidos já foram identificados e afastados momentaneamente e reafirma seu compromisso com a transparência e prestará todas as informações necessárias às autoridades competentes e apoio aos familiares”, disse em nota divulgada à imprensa.

Ainda não se tem informações sobre o corpo do bebê que pertencia a família que enterrou o bebê gêmeo por engano.

Com informações: Portal Pebão
Foto: Ilustração/Freepik
VEJA ISSO TAMBÉM