PRF resgata três aves silvestres sendo transportadas ilegalmente na BR-230, em Marabá
Durante uma fiscalização na BR-230, no município de Marabá, sudeste do Pará, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou três aves silvestres que estavam sendo transportadas ilegalmente. As apreensões ocorreram no último sábado, 7 de dezembro, e resultaram em dois flagrantes.
O primeiro aconteceu por volta das 10h, no quilômetro 124 da rodovia, quando os agentes abordaram uma motocicleta Honda/Biz. Durante a inspeção, foi encontrada uma gaiola com uma ave da espécie Oryzoborus angolensis, popularmente conhecida como Curió. O condutor do veículo não apresentou a documentação necessária que comprovasse a legalidade do transporte.
Mais tarde, por volta das 17h, no quilômetro 126, os agentes abordaram um veículo Jeep/Renegade e encontraram duas gaiolas, cada uma contendo um Curió. Assim como no primeiro caso, o motorista não apresentou qualquer documentação ambiental que legalizasse o transporte das aves.
Diante da situação, as aves foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Marabá, para os devidos cuidados e reabilitação. Os envolvidos nas ocorrências assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeram a comparecer ao juízo, podendo responder, em tese, por crime ambiental.
A PRF reforça a importância do cumprimento das leis ambientais, alertando para as consequências do tráfico de animais silvestres e do transporte ilegal de espécies nativas, que além de prejudicar a fauna, também expõem as aves a riscos de saúde e sobrevivência.
Informações: Roma news
Foto: PRF