A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em alusão ao dia 31 de maio – Dia Mundial Sem Tabaco, busca alertar a população sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo – vício ocasionado por cigarros, tabaco sem fumaça e dispositivos eletrônicos com variadas essências.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 8 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência de doenças causadas pelo tabagismo. Um dos principais desafios para vencer o hábito é a dependência da nicotina, um dos princípios ativos que compõem os produtos.
Em Canaã, a prefeitura disponibiliza os seguintes direcionamentos de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde para quem deseja parar de fumar, são eles:
- Acolhimento individual
- Participação em grupos terapêuticos
- Medicação
Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão captando pessoas que desejam parar de fumar para participarem do Programa de Controle do Tabagismo. O Programa fornece aos usuários do SUS todas as informações estratégicas e necessárias no combate ao vício. Os interessados em participar devem procurar a UBS mais próxima da sua residência.